segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Governo do Maranhão dialoga com representantes dos técnicos, enfermeiros e demais categorias da saúde


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (9), com representantes de técnicos de enfermagem, enfermeiros e demais profissionais das unidades da rede estadual. Durante o momento de diálogo, foi acordada uma agenda de encontros para alinhamento das pautas específicas de cada um dos sindicatos dos profissionais.

Os representantes sindicais acataram a sugestão de debater as pautas de forma individualizada, para atender diretamente cada um dos setores. O gestor da pasta da Saúde Estadual apresentou o cenário de crise nacional que tem afetado os repasses do Sistema Único de Saúde (SUS), exigindo uma reorganização na rede estadual.

“Estamos olhando para a necessidade da população e, por isso, reafirmamos que as unidades do estado continuarão ofertando atendimento normalmente. Para tanto, precisamos reorganizar a nossa rede de saúde, no intuito de dinamizar os investimentos financeiros, atualizar os perfis dos serviços ofertados de acordo com a demanda de cada localidade em que elas estão instaladas”, esclareceu Carlos Lula.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Farmacêuticos do Maranhão (SINFARMA), Raiflan Matias, a reunião foi elucidativa. “Considero um avanço porque o secretário Carlos Lula abriu as portas para nos receber. Esperamos que nos próximos encontros possamos chegar a um denominador comum a fim de trazermos resolução às reivindicações apresentadas”, pontuou.

Esta é a terceira reunião realizada entre Governo e representantes das categorias. Participaram da reunião a subsecretária da Saúde, Karla Trindade; a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort; a secretária adjunta de Assuntos Jurídicos da SES, Lídia Schramm; além de representantes do Sindicato dos Farmacêuticos, do Sindicato dos Nutricionistas, do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão (SEEMA), do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Estado do Maranhão, Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Maranhão – Sindsaúde (Imperatriz e São Luís).

Nenhum comentário:

Postar um comentário