sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Governo entrega reforma do Complexo Esportivo do Centro Educa Mais Barjonas Lobão


A tarde desta quinta-feira (26) foi de muita alegria e realização de um sonho para a comunidade escolar do Centro Educa Mais Barjonas Lobão, no bairro Jardim América, em São Luís. A escola recebeu o complexo esportivo completamente reformado pelo Governo do Maranhão, após 13 anos interditado devido a sua estrutura estar completamente comprometida.


A obra é resultado de parcerias entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Esporte e Lazer (Sedel), e foi realizada com investimentos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Os novos espaços possibilitarão a estudantes e professores a prática de diversas modalidades na quadra poliesportiva, além de jogos como beach soccer, vôlei de praia, futevôlei, além de muitos outros jogos de praia, com a construção de uma quadra de areia.

A gestora geral do Centro Educa Mais, Leila Melo, que há mais de 10 anos trabalha na escola, declarou o momento como a realização de um sonho de toda a comunidade escolar e também de vizinhos da escola, que por anos viram o complexo esportivo se deteriorando e sem poder ser utilizado. “Para nós, é uma satisfação muito grande esse momento, é um sonho realizado. Há 13 anos lutamos para termos essa conquista e, hoje, realizamos. É muita felicidade para nossa comunidade e tenho certeza que isso motivará mais ainda nossos estudantes”, disse.


Pedro Paulo estuda há 4 anos no Centro Educa Mais Barjonas Lobão e admite que mesmo estando prestes a sair da escola, por estar finalizando a 3ª série do Ensino Médio, está muito feliz por saber que os estudantes que ainda permanecerão e os novos que virão poderão usufruir desse espaço, como um legado para todos.


“É uma grande felicidade receber essa quadra, podermos desfrutar dela a partir de agora. Mesmo estando de saída da escola nesse ano, fico feliz pelos que ficam. Sou morador da comunidade e tenho certeza que eu, assim como todos os vizinhos, poderemos usufruir deste bem público e que a escola não fechará suas portas para a comunidade”, destacou.


O estudante Ricardo Santos, 18 anos, conta como era realizada a prática esportiva, durante todo esse tempo em que a quadra estava interditada. “Fazíamos nossas atividades físicas em uma área improvisada, que tivemos que desenvolver com os professores. Sempre sentimos falta da quadra. Agora o sentimento é de alivio e felicidade, porque teremos um espaço para desenvolver nossas atividades, nos empenharmos no aprimoramento dos times da escola e ser feliz aqui dentro”, afirmou.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, enfatizou que a obra integra as ações do Programa Escola Digna, que tem mudado a realidade de centenas de comunidades escolares por todo o Maranhão.


“Tenho a honra de fazer parte de um governo que vai muito além de olhar para as coisas. É um governo que observa e cuida das pessoas, com muita sensibilidade. Esta escola teve um grande avanço nos últimos anos, pois foi reformada e transformada em uma escola em tempo integral, assim como outras 49 que já temos na rede pública. Mas faltava a quadra, que era um anseio muito antigo da comunidade. E hoje, com a união de esforços, conseguimos entregar este belíssimo equipamento que vai se somar a todo o trabalho que o governo já vem desenvolvendo por essa escola e comunidade. É um prazer fazer parte dessa conquista com todos vocês”, revelou o secretário.

Representando o secretário de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, o adjunto da Sedel, Neto Azevedo, revelou que a entrega do complexo esportivo completamente reformado se caracteriza como um benefício para todos. “É um benefício para toda a comunidade, não somente para os alunos. É um apoio que a Sedel dá para fomentar a prática de esporte na escola, assim como em todo o bairro”, reforçou.
A solenidade contou com a participação da secretária estadual da Mulher, Ana Mendonça, de adjuntos da Seduc, além de diversas lideranças locais e da comunidade que comemorou a conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário