sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Governo iniciou mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Dr. Carlos Macieira


Na primeira fase do novo mutirão de cirurgias eletivas, o Governo do Maranhão atenderá cerca de 40 pacientes com procedimentos de cirurgia geral até domingo (29). Ao todo, 400 cirurgias serão realizadas até o mês de dezembro, sendo 200 cirurgias gerais e 200 destinadas a cirurgias urológicas, no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís.

“Sem alterar a rotina do hospital, a cada mutirão realizado reduzimos a fila de espera dos pacientes. Utilizamos esse recurso para garantir o atendimento em tempo hábil, evitando que eles se tornem casos graves. Serão cirurgias de rápida recuperação, sendo que em até 24h os pacientes podem receber alta médica”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A unidade hospitalar conta com nove salas de cirurgias. “A programação regular do hospital está mantida e usaremos os leitos do hospital dia, que utilizamos em regime de mobilização da unidade, sem causar prejuízos aos pacientes que estão na programação regular”, pontuou o diretor-geral do HCM, Edilson Medeiros.


O Hospital Dr. Carlos Macieira iniciou o mutirão com a primeira etapa das cirurgias gerais. Neste caso, cirurgias videolaparoscopica para hérnia e colecistectomia. A equipe é formada por 10 médicos cirurgiões, seis anestesistas, além da equipe de médicos residentes e de enfermagem. “Serão cinco finais de semana consecutivos de cirurgia geral para reduzir a fila, e assim garantir que esses pacientes não tenham agravamento do estado de saúde em decorrência da espera”, explicou o chefe da equipe de cirurgia geral do HCM, José Maria Moraes.


Os pacientes são regulados pelo Sistema estadual de Saúde e passam por triagem, que avalia as condições de saúde para a submissão à cirurgia. Os procedimentos cirúrgicos têm duração de 45 minutos a 1 hora, com pós-operatório de, em média, 24 horas para observação.

Maria Antônia Nunes é uma das pacientes reguladas para a cirurgia de remoção de pedra na vesícula. “Estou com muita expectativa da minha alta e voltar para casa curada. Também estou confiante na equipe médica e na estrutura do hospital”, disse.
Moradora de São Luís, Joelma Mendes Sales aguardou seis meses para remover pedras da vesícula. “Todo meu processo aqui foi maravilhoso: as consultas e a equipe médica. Fui muito bem tratada que nem senti a espera ser tão longa. Sei que vai dar tudo certo, confio muito no médico e na equipe”, comentou.


O deputado estadual Neto Evangelista destinou recurso de emenda parlamentar, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para a realização de cirurgias eletivas, na capital. “Várias pessoas em São Luís esperavam por uma cirurgia nesta especialidade. Hoje, com o aporte da emenda parlamentar daremos o ponta-pé para esses procedimentos. Esse momento é muito marcante para a vida dessas pessoas que esperam”, destacou Neto Evangelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário