quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Governo realiza sonho da comunidade escolar de Caxias com entrega de Escola Digna


A comunidade escolar do bairro Bacuri, no município de Caxias, vive, hoje, a concretização de um sonho. Foi o que revelou a professora Maria do Espírito Santo durante a entrega, nesta quarta-feira (25), das novas melhorias no prédio escolar do Centro de Ensino Deputado Humberto Coutinho que, desta vez, recebeu passarela coberta e um muro para garantir a segurança dos quase 200 estudantes e funcionários.

A Escola Digna funciona em regime de colaboração do município, pois atende estudantes da Educação Infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Raimundo.


Foram 24 anos funcionando em espaços inadequados, como casas e cabanas, conforme denominou a professora Maria do Espírito Santo, que leciona na escola desde o primeiro dia de funcionamento no ano de 1994. “Nós tínhamos 100 alunos e não tinha banheiro. Era só uma cabana, e a gente ficava mudando de uma cabana para outra.  Eram só três salas e os meninos faziam as refeições no quintal”, contou.

Essa realidade, segundo a educadora, mudou totalmente. “Mudou 100%; está maravilhoso. Hoje só temos a agradecer, pois a escola é linda; os meninos podem brincar e tem onde fazerem as refeições. Só tenho a agradecer ao nosso governador por ter nos proporcionado toda essa maravilha. É muito gratificante. É assim… um sonho, que eu fico até emocionada”, disse contendo as lágrimas, Maria do Espirito Santo.

A gestora da escola municipal São Raimundo, Maria dos Milagres Olímpio Bacelar, enfatizou a importância de uma boa estrutura física para a melhoria do rendimento dos estudantes. “O governador Flávio Dino nos presenteou com a Escola Digna ano passado e, esse ano, nos presenteou ao ‘murar’ a escola e fazer essa passarela coberta. Isso nos deixou honrados, mais ainda, porque a gente sabe a importância do ambiente escolar para a aprendizagem. Para a criança, é fundamental se sentir melhor e valorizada. Então, neste momento, quero dizer que estamos muito felizes. Diretor, coordenador, professores, todos os funcionários, agradecem”, destacou.


Representando o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a gestora da Unidade Regional de Educação, Marciana Bezerra, realçou o compromisso do governo com o programa Escola Digna, que leva educação de qualidade para todo o Estado. “Todos os seis municípios da regional de Caxias têm obras do Escola Digna, entregues ou em construção. Essa é a política deste governo: levar dignidade através da educação a todos os maranhenses”, enfatizou.


O prefeito de Caxias, Zé Gentil, ressaltou a parceria do Governo do Estado pela educação e desenvolvimento do povo caxiense. “A parceria entre Caxias e o Estado do Maranhão mostra cada vez mais que tem dado certo. O governador Flávio Dino tem sua marca com investimentos na educação e aqui em Caxias temos avançado bastante com as escolas dignas entregues, que só têm a melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, apontou o prefeito.

Escola Digna
O CE Deputado Humberto Coutinho foi inaugurado pelo governador Flávio Dino em junho do ano passado. Atendendo a demanda da comunidade escolar, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc), investiu mais um montante de R$ 221.974,61 para a construção do muro com fachada padrão, uma passarela coberta, entre outros serviços que tornaram a escola ainda mais agradável para estudantes e funcionários.

No município de Caxias, a atual gestão do Governo do Estado construiu duas escolas: CE Humberto Coutinho (bairro Bacuri) e  CE José Bruno de Moraes (povoado Nazaré do Bruno); reformou as escolas Cristóvão Colombo, UI Dias Carneiro, Colégio Militar Tiradentes IV, UI Pres. John Kenedy, UI Aquiles Cruz; CE Odolfo Medeiros, CE Maria do Carmo Bezerra Paiva (povoado Caxirimbu) e o Centro Educa Mais Aluísio Azevedo (Ensino Integral); construiu 4 escolas dignas em substituição a estruturas inadequadas e reforma do Farol do Saber Governador Eugenio Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário