segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Hospital Regional de Balsas completa dois anos e comemora avanços na assistência


O Hospital Regional de Balsas completou, nesta sexta-feira (20), dois anos de atendimento para população dos municípios de Alto Parnaíba, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso e Balsas. Desde que foi inaugurada pelo governador Flávio Dino, em 20 de setembro de 2017, a unidade registrou 5.094 partos, sendo 2.175 normais e 2.919 cesáreas.

“Proporcionamos melhores condições de saúde à vida dos cidadãos de Balsas. O resultado de todo trabalho que vem sendo desenvolvido na região é perceptível no avanço do processo de reorganização da rede de assistência à saúde, redução da mortalidade materno e infantil, inclusive com o reconhecimento de organismos internacionais. Os avanços do Hospital Regional de Balsas comprovam que estamos no caminho certo”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Em dois anos de funcionamento, a unidade já realizou 633.642 procedimentos. Entre os serviços registrados, 9.334 internações, 40.246 consultas médicas, 1.051 cirurgias, 2.659 atendimentos em mutirão. No Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), a unidade realizou 273.647 exames. E, ainda, 151.669 procedimentos ambulatoriais e 149.942 consultas multiprofissionais. Os dados são do Instituto Acqua.

O Hospital Regional de Balsas possui 61 leitos, sendo um de clínica médica, oito de clínica cirúrgica, oito de clínica pediátrica, 18 de obstetrícia clínica, seis de obstetrícia cirúrgica. A unidade também possui seis leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo), quatro de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa) e 10 leitos de UTI Adulto do tipo 2 como complementares.

A unidade dispõe de laboratório clínico, procedimentos com diagnóstico de triagem neonatal e teste do Olhinho, coleta de sangue para testes do Pezinho, do Coraçãozinho e da Linguinha, assim como Cardiologia Diagnóstica em Eletrocardiografia.

Para Ana Beatriz Oliveira de Araújo, mãe de Maria Cecília, atenção e carinho foram os diferenciais na unidade. “Todos são muito cuidadosos. Eu e meu bebê temos recebido todo suporte necessário”, disse Ana Beatriz, de 17 anos.

Quem também recebeu assistência da equipe do Hospital Regional de Balsas foi Yolanda Pereira da Silva. Na quarta-feira (18), a paciente fez o procedimento de perineoplastia. “O hospital está de parabéns pelos seus dois anos. Mais do que isso, parabéns pela forma com que acolhe as pessoas. Por tudo isso eu sou muito grata”, disse.

Reconhecimento
Os avanços na saúde materna no Maranhão foram reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A organização intergovernamental, criada para promover a cooperação internacional, publicou em janeiro uma reportagem informando a marca histórica de zero morte materna Regional de Saúde de Balsas. Na ocasião, um período de 365 dias. Atualmente, mais de 400 dias.

A conquista foi alcançada com os investimentos feitos pelo Governo do Estado na região formada, como a inauguração do Hospital Regional de Balsas em 2017; e outros em conjunto com a gestão municipal e organizações, como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo, e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O diretor geral do Hospital Regional de Balsas, Eliabe Wanderley da Silva Aguiar, destaca os principais avanços da unidade.  “Mais de 400 dias sem registrar caso de mortalidade materna, transformando a unidade em referência internacional”.


Planificação
Com proposta feita pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e acolhida pelo Governo do Maranhão, a planificação é resultado de uma articulação feita pela SES junto aos secretários municipais de saúde. Os profissionais municipais receberam treinamento da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para prevenção a hemorragias e assistência de gestantes hipertensas.

Para a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Família da SES, Ana Carolina Fernandes, a regionalização é caminho correto. “Com a planificação, a gestante considerada de alto risco recebe acompanhamento especializado do início ao fim da gravidez”, destacou.


Centro Sentinela
Em parceira com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), implementamos um projeto inovador: os Centros Sentinela, que ampliam a assistência à saúde sob a perspectiva da garantia de direitos às mulheres.

Segundo a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ananda Marques, a implementação da linha de cuidado possibilitou o fortalecimento da rede de atendimento. “Assim que reorganizamos a atenção primária e secundária, instalamos o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, conquistando, dessa forma, a redução da mortalidade materna e infantil”, observou.

De acordo com a coordenadora do Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, Liana Modesto, o serviço registra cerca de 250 atendimentos mensais.  “A Região de Balsas conta com 23 unidades de saúde; destas, 11 fazem a inserção de DIU, cada uma com programa de planejamento reprodutivo”, detalhou Modesto.

O Centro Sentinela de Balsas fortalece o planejamento reprodutivo. O serviço conta com equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social realizando inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino), oferta de contraceptivos, assistência à saúde a mulheres em situação de abortamento ou que sofreram violência sexual.

O Hospital Regional de Balsas conta com Posto de Registro Civil de Nascimento. O serviço, inaugurado em 2017, contabilizou 1.660 registros civis.

Números do Hospital Regional de Balsas
Mais de 630 mil procedimentos
Mais de 9 mil internações hospitalares
Mais de 150 mil procedimentos ambulatoriais,
Mais de 149 mil consultas multiprofissionais
Mais de 5 mil partos
Mais de 270 mil exames do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapia (SADT)


Nenhum comentário:

Postar um comentário