quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Reunião Participativa promove diálogo entre o Governo do Maranhão e setor da construção civil


A Maranhão Parcerias (MAPA) realizou nesta terça-feira (24), juntamente com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão –  Sinduscon,  uma Reunião Participativa com empresários da construção civil. O objetivo foi apresentar em primeira mão os projetos Cidade da Justiça e Edifícios da UEMA, que tiveram os editais de Requisição de Informação lançados durante o evento.

“Estamos buscando parcerias estratégicas para viabilizar esses dois projetos. Para isso, lançamos o edital de requisição de informação para verificar o valor de mercado para construção dos prédios da Cidade da Justiça e Edifícios da UEMA. As empresas receberam o memorial descritivo de cada projeto e esperamos receber as informações necessárias para, de acordo com o valor, definirmos a modelagem jurídica”, comentou o presidente da MAPA, Antônio Nunes.

Parceiro do evento, o Sinduscon ressaltou a importância da MAPA dialogar com as empresas maranhenses que atuam na construção civil, buscando celebrar novos contratos e aquecendo ainda mais o mercado.“É necessário atrair investimentos e estimular a construção civil, afinal, é o setor que mais gera emprego e renda para o Maranhão. Acreditamos que o poder público e a iniciativa privada, cada um com a sua característica, tornarão o estado mais forte e competitivo”, ressaltou o presidente do Sinduscon, Fábio Nahuz.



A reunião contou, ainda, com a participação de representantes dos órgãos solicitantes de cada projeto, que juntamente com a equipe da MAPA esclareceram as dúvidas dos empresários. “Diante da nossa necessidade de maior espaço físico, o Tribunal de Justiça tem total interesse na resolução desse projeto o quanto antes e por isso está empenhado em contribuir com todos os parceiros. Outros estados já possuem modelos semelhantes como esse e acredito que o Cidade da Justiça será um marco para o poder judiciário do Maranhão e também para a sociedade”, afirmou Mario Lobão, diretor geral do TJ-MA.

O projeto Cidade da Justiça prevê a construção e manutenção de 5 edifícios, que abrigarão a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA), a Procuradoria Geral do Estado (PGE-MA), o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-MA), a Justiça Federal (JF-MA) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT16 – MA)  em terreno localizado no sítio Santa Eulália, em frente ao Fórum de São Luís, na Avenida Carlos Cunha, no Calhau.



Já no projeto Edifícios da UEMA, a construção e reforma de 10 prédios na capital e interior do estado, visa  garantir a melhoria na qualidade dos cursos existentes e suas respectivas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O reitor da UEMA, Gustavo Costa, reforçou a necessidade de mobilizar o empresariado para observar o novo formato de negócio proposto pelo Governo do Estado.

“Estamos diante de um caminho bem mais viável e seguro para os investidores.  Despois do exemplo bem-sucedido do Edifício João Goulart e desses dois novos projetos, tenho certeza que outros órgãos buscarão esses modelos de negócios para que suas demandas sejam atendidas”, completou o reitor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário