domingo, 8 de setembro de 2019

SES oferece serviços de saúde à população na inauguração do Parque do Rangedor

Secretário Carlos Lula acompanha ação educativa sobre doação de órgãos no Parque do Rangedor

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ofertou serviços de saúde à população, no sábado (7), durante a inauguração do Parque do Rangedor. Foram realizados testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e informações sobre como evitar arboviroses, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e câncer bucal. Na ocasião, a Central Estadual de Transplantes fez uma ação educativa do Setembro Verde, informando sobre doação de órgãos.

“É por meio da convivência e do respeito que se constrói uma sociedade fraterna. Neste 7 de setembro, data magna da nossa pátria, estamos reafirmando o modelo de sociedade e de desenvolvimento. O Parque do Rangedor é uma unidade de conservação que também sublinha compromisso com o meio ambiente”, disse o governador Flávio Dino na solenidade de inauguração.

A abordagem da SES foi realizada por profissionais da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), composta por dois médicos, três enfermeiros, uma nutricionista e uma assistente social.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a mobilização teve como foco compartilhar informações voltadas para a prevenção e qualidade de vida. “No dia da entrega do Complexo do Rangedor, é gratificante também poder ofertar serviços de saúde à população. O espaço, que é destinado ao lazer e ao turismo, também é para aqueles que buscam qualidade de vida. Às vésperas do aniversário de 407 anos de São Luís, é uma felicidade poder participar desta grande festa”, disse.

Além da aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, foi feita a distribuição de panfletos alertando sobre o tabagismo, hipertensão, bem como foi feita avaliação nutricional e dadas dicas sobre alimentação saudável e conservação de alimentos.

O stand da SES contou ainda com orientações para se evitar o câncer bucal e as doenças causadas pelas arboviroses, tais como Zika, Dengue e Chikungunya. Quanto à prevenção de ISTs, estavam à disposição cerca de 2 mil preservativos, entre masculinos e femininos, bem como lubrificantes.

A SES também levou ao Parque os profissionais da Central Estadual de Transplantes (CET-MA), que fizeram a distribuição de panfletos sobre a importância da doação de órgãos. Setembro Verde é o mês alusivo à campanha de doação de órgãos, e a SES tem fortalecido as ações de sensibilização da população para salvar as vidas daqueles que estão na lista a espera para transplante renal, de córneas, fígado e tecidos ósseos.

O Parque
O Parque do Rangedor conta com uma área de 120 hectares (ha), dos quais 115 ha são de mata nativa preservada com mais de 400 espécies de plantas.

A área de preservação une o lazer e prática esportiva à compatibilização entre a presença de pessoas e atividades econômicas, tudo feito em respeito à fauna e à flora. O parque possui ainda pistas para caminhada, ciclovia, praças, duas quadras poliesportivas – uma de beach soccer e outra de tênis -, entre outros equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário