domingo, 17 de novembro de 2019

Feirinha São Luís celebra Dia da Consciência Negra com atrações que representam a diversidade cultural da cidade


Nesse domingo (17), a Feirinha São Luís será especial em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, data que também homenageia o líder negro Zumbi dos Palmares. Com programação cultural gratuita, o evento, criado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, começa às 8h e prossegue até às 15h, na Praça Benedito Leite. Coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), a Feirinha São Luís incentiva o consumo e o comércio de produtos agroecológicos provenientes da agricultura familiar rural e ainda abre espaço para artesanato, gastronomia e apresentações culturais. 
A atrações artísticas dessa edição de número 123, mostram toda a diversidade cultural e a força negra que a Ilha do Amor une, com um público eclético, que vibra, canta e dança com apresentações de Banda Afro Gdam, às 9h; Capoeira Maior é Deus, Pequeno Sou Eu; show de Rosa Guedes (MPB), às 11h; show Luciano Priss (MPB), 12h; e às 13h, Black Brasil, com muita black music, soul e pop.
“Celebrar o Dia da Consciência Negra na Feirinha São Luís é de grande importância, dado o fato de que no Maranhão a população negra corresponde a mais de 70% do total, e o projeto tem na concepção unir toda essa mistura do que há de melhor em nossa terra", pontua o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.
"O Maranhão é o terceiro Estado com a maior população negra do Brasil, então para nós do Gdam é uma honra estar fazendo parte desse show da Feirinha São Luís em alusão ao Dia da Consciência Negra. Ficamos muito gratos pelo convite feito pela Prefeitura, pois em nosso projeto social, nós trabalhamos também o empoderamento de crianças e jovens, mostrando a história do rei Zumbi dos Palmares", diz o coordenador de projetos do Gdam, Cláudio Adão da Silva.
NÚMEROS
Segundo dados da Polícia Militar e também da coordenação da Feirinha, cerca de um milhão e duzentas mil pessoas passaram pela Praça Benedito Leite em mais de 120 edições do evento, o que  gera uma média de R$ 60 milhões em capital circulante, estimulando a economia local. Ao todo 122 pessoas têm permissão para comercializar produtos na Feirinha São Luís, nos setores agroecológico, artesanato, alimentação, food trucks, além dos pregoeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário