terça-feira, 12 de novembro de 2019

Governo do Maranhão entrega mais duas Escolas Dignas em áreas indígenas


Neste sábado (09), o Governo do Maranhão entregou mais duas escolas dignas em áreas indígenas. Desta vez no município de Jenipapo dos Vieiras, nas aldeias EL Betel e Cana Brava.

“O Programa Escola Digna não para e, cada vez, mais o governador Flávio Dino reafirma seu compromisso com a educação de todos os maranhenses e valorização da educação indígena do nosso Estado. Já são centenas de novas unidades escolares entregues e só essa semana foram duas escolas, além de um Farol do Saber e uma quadra poliesportiva devolvidas às suas comunidades. Equipamentos escolares que beneficiarão milhares de maranhenses que buscam vidas melhores por meio da educação, cultura, esporte e lazer”, disse o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Na Aldeia EL Betel, foi inaugurada a Unidade Integrada de Educação Escolar Indígena Cacique Adebal, que recebeu investimentos da ordem de R$ 1.184.513,19, e agora conta com seis salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, sala de professores, cozinha, banheiros masculino e feminino, além de pátio coberto e área de circulação.

Já na Aldeia Cana Brava, os indígenas comemoraram a entrega da nova Unidade Integrada de Educação Escolar Indígena Cacique Antônio Goiabeira. Um prédio escolar amplo e adequado para as atividades escolares e culturais de toda a comunidade, com seis salas de aula, cantina, laboratório de informática, sala de leitura, sala de professores, almoxarifado, cozinha, banheiros masculino e feminino, diretoria, pátio coberto e área de convivência.

O cacique Isaías Alves Pavião Guajajara conta que antes os mais de 380 estudantes, além dos professores, ficavam amontoados em uma pequena casa onde as aulas dos Ensinos Fundamental II e Médio eram oferecidas.

“Nós passávamos dificuldade com a escola antiga. Era um sufoco danado: o pátio era dividido ao meio, enquanto as duas salas funcionavam atrás. Tinha aluno que chegava na porta e nem entrava, porque as carteiras também eram poucas e o material inadequado. Chegava a ter disputa entre os alunos pelo material”, revela o cacique.

“E agora, com a nova escola que temos na nossa aldeia, estamos de parabéns. São seis salas de aulas, alunos mais tranquilos, cada série está na sua sala. É um conforto maior para nós.  Eu agradeço muito ao governador do Estado por isso, porque o Flávio Dino se interessa pela educação indígena”, complementa Isaías Guajajara.

A estrutura antiga contava apenas com duas salas de aula, banheiros inadequados, cozinha pequena e um pátio (que era dividido ao meio por uma lona), que abrigava mais duas salas de aula improvisadas. Condições essas que, segundo a professora Vilma Vieira de Souza, prejudicava bastante o ensino e ainda contribuía para a evasão escolar.


Sentimento de dias melhores e mais aprendizado para a estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da U.I.E.E.I. Cacique Antônio Goiabeira, Odília Araújo Martins Guajajara, que afirma que agora poderá aprender mais e se dedicar às aulas em um ambiente escolar favorável.

“Aqui é grande e bem melhor para nós. Quero muito estudar aqui. Agora dá vontade de vir para a aula. Vou aprender mais aqui. Estou muito feliz com a nova escola”, concluiu Odília Guajajara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário