sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Maranhão sediará 2° Encontro Regional de Saúde do Nordeste em 2020


Secretários de Saúde, pesquisadores, profissionais e técnicos da área se despedem do 1° Encontro Regional de Saúde do Nordeste, nesta sexta-feira (8), em Salvador. Com discussões voltadas à equidade e desafios do financiamento da saúde pública, o evento idealizado pelo Consórcio Nordeste, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), deve intensificar a cooperação em 2020.

O presidente do Conass, Alberto Beltrame, destacou a relevância da parceria do Consórcio Nordeste. “O Conass apoia a iniciativa do Consórcio Nordeste e ressalta a importância dessa forma de cooperação entre os estados para o aprimoramento da governança e da gestão do SUS. Com isso, é possível a adoção de medidas práticas como, por exemplo, a compra de medicamentos de forma consorciada pelos noves estados. O compartilhamento de experiências e informações ajudam a melhorar a atenção à saúde para o cidadão”, disse.

Em março do próximo ano, São Luís (MA) sediará o 2º Encontro Regional cujo principal desafio será a apresentação de resultados do Consórcio Nordeste, sobretudo no âmbito da saúde. Recentemente, o grupo anunciou a economia de mais R$ 48 milhões na compra conjunta de medicamentos de alto custo para assistência a pacientes dos nove estados.

De acordo com o vice-presidente do Conass para a Região Nordeste e secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, a oportunidade terá uma responsabilidade ainda maior na vitrine nacional. “O Nordeste mostra sua força e estabelece um novo modelo que pode servir de exemplo exitoso para outras regiões do país. O objetivo principal do Consórcio Nordeste é a compra conjunta nas diversas áreas para reduzir o custo na aquisição de bens e serviços. Teremos o primeiro ano completo do Consórcio e o maior desafio é vencer barreiras econômicas, políticas com a eficiência dos resultados alcançados até lá”, contou.

Encontro Regional
O Maranhão sediará, pela primeira vez, um encontro com a participação dos nove secretários de Saúde do Estados da Região Nordeste. O evento reunira, no Maranhão, pesquisadores nacionais e internacionais, além de abrir inscrições para a participação de profissionais da área da saúde no evento.

Salvador
Durante o 1º Encontro Regional de Saúde do Nordeste, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou uma nova etapa da compra conjunta do Consórcio Nordeste. “Daremos início a um novo projeto para aquisição de máquinas para exames de imagem, diversos aparelhos serão incluídos nesta nova compra, desde o tomógrafo até o aparelho para ultrassonografia”, revelou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário