terça-feira, 12 de novembro de 2019

Operação Lei Seca segue acontecendo em avenidas de São Luís


Neste final de semana, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), com apoio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRV),  realizou duas ações da Operação Lei Seca, garantindo mais segurança no trânsito da cidade. As ações aconteceram, nos dias 08 e 09, sexta-feira e sábado, nas avenidas dos Holandeses e da Litorânea, em frente à Praça do Pescador, respectivamente.

De acordo com dados da Divisão de Estatística do Detran-MA, durante a ação dos dois dias, foram abordados 362 veículos e realizados 323 testes do etilômetro. As blitzen totalizaram 39 condutores que se recusaram fazer o teste e, foram lavrados 16 autos a condutores que dirigiam sob o efeito de álcool.

Conscientização
Durante as fiscalizações, o Detran-MA realiza, ainda, por meio de equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, ações educativas sobre perigos de dirigir após o consumo de bebida alcoólica. São atividades que objetivam levar a conscientização para motoristas e passageiros sobre a importância da Operação Lei Seca, na promoção de práticas seguras no trânsito.

Durante as ações, além de conversar com as pessoas abordadas explicando sobre como funciona o teste do etilômetro, a equipe de educadores do Detran-MA distribui material educativo sobre a ‘Lei Seca” e com dicas de condutas corretas no trânsito.

Sobre a recusa – De acordo com Art. 265ª, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que for abordado na fiscalização, apresentando ou não sinais de embriaguez, e se recuse a fazer o teste do etilômetro, comete infração gravíssima e está sujeito à multa de até R$ 2.934,70, além do recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que pode ser suspensa, por até um ano, e o veículo retido até que outro condutor habilitado se apresente.

Em caso de reincidência o condutor terá que pagar o valor dobrado da multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário