quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Governo do Estado entrega novas viaturas para o Corpo de Bombeiros

 


O governador Flávio Dino entregou 12 novas viaturas para o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). A entrega foi realizada na manhã desta quinta-feira (24), na área externa do Palácio dos Leões, Centro, com presença do secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela, e do comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo. Na ocasião, Dino vistoriou os veículos e anunciou mais benefícios em equipamentos que serão destinados à corporação.

Flávio Dino ressaltou que a corporação tem recebido uma série de investimentos do Governo do Estado, incluindo equipamentos, materiais, ações de descentralização dos serviços para várias regiões do Maranhão e, nesse momento, uma ênfase especial nas ações de combate às  queimadas e incêndios florestais. As viaturas reforçam o trabalho do CBMMA na prevenção e controle das ocorrências de queimadas, incêndios florestais e caça ilegal de animais.

“Entregamos equipamentos que já estão sendo aplicados nas ações de combate às queimadas, em todo o Estado, e agora, esse reforço com as novas viaturas e outras entregas que serão concretizadas. Com os recursos humanos qualificados e recursos materiais adequados, o Corpo de Bombeiros tem prestado melhores e mais eficientes serviços à população maranhense”, pontua o governador Flávio Dino. O CBMMA vai receber mais três caminhões de grande porte, que estão na etapa de compra.

As picapes contam com tecnologia e estrutura adequada para intervenções rápidas e mecanizadas, no caso de incêndios e queimadas. Possui tanque motorizado com capacidade para 500 litros de água. Nesse momento, as novas viaturas serão direcionadas ao Parque de Mirador para as operações de combate às queimadas e da caça ilegal de animais na área. O trabalho terá apoio de equipes da Polícia Militar. 

“O Governo do Estado tem preparado o Corpo de Bombeiros com equipamentos importantes para evitar tragédias – tanto as naturais, quanto as provocadas criminosamente. As viaturas contam com sistema de combate ao fogo com tanque traseiro motorizado que permite o acionamento imediato em qualquer ponto de incêndio, a partir do próprio veículo. Essa facilidade otimiza a atuação do bombeiro”, destaca o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto de Araújo, enfatizou o forte investimento do Governo do Estado no aparelhamento da instituição e na garantia das condições adequadas para o trabalho dos bombeiros. Nos últimos cinco anos, o Maranhão obteve os melhores números no que refere às queimadas, tendo alcançado redução gradativa dos casos.

“Nosso país enfrenta uma intensa variação climática, historicamente de maiores número de focos de queimadas. O Maranhão sai na frente com ações de prevenção, campanhas educativas e o trabalho direto no controle dos casos. O resultado é que, no mês de setembro, enquanto em todo o país os casos aumentaram, tivemos uma redução destas ocorrências”, enumera o comandante do CBMMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário