sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Moradores de Altamira do Maranhão comemoram entrega do Farol do Saber totalmente revitalizado

 


A entrega do Farol do Saber Iranir Monteiro Silva, totalmente reformado, nesta quinta-feira (24), foi motivo de muita alegria para os moradores do município de Altamira do Maranhão, distante 352 km da capital maranhense. A cerimônia de inauguração simbólica seguiu os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde, sem aglomerações, com uso do material de proteção individual, mas também com muito entusiasmo por parte dos estudantes, professores e comunidade local.

A reforma do farol, em toda a sua estrutura, está possibilitando a reabertura desse importante equipamento educacional que vai beneficiar a comunidade, principalmente, os estudantes do Centro de Ensino Gonçalves Dias, escola localizada ao lado da biblioteca, porque vão dispor de um espaço confortável, tranquilo e apropriado para a prática da leitura e dos estudos. O ambiente foi climatizado e ainda recebeu mobília e acervo novos.


Desde sua primeira reforma, no final dos anos 90, o Farol do Saber Iranir Monteiro Silva não recebia melhorias em sua estrutura. Para esta reforma, os investimentos foram da ordem de R$ 135.342,40 que permitiram a realização dos serviços de esquadrias, cobertura, colocação de forro PVC, louças e acessórios, instalações elétricas, pintura em geral, dentre outros serviços realizados. 


A gestora do CE Gonçalves Dias, Maria Luciene dos Reis, expressou a sua emoção ao receber o Farol do Saber Iranir Monteiro Silva totalmente reformado e, muito emocionada, agradeceu o Governo do Estado pela entrega do equipamento educacional à comunidade de Altamira do Maranhão. 

“Estamos muito felizes por esta obra belíssima, queremos agradecer o governador Flávio Dino, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e o secretário de Cultura, Anderson Lindoso. Estamos em festa porque nós ganhamos o presente e o presente maior é o Farol do Saber, que agora estará iluminando as mentes do nosso alunado e de nossos professores. Muito obrigada”, agradeceu.


O Farol do Saber Iranir Monteiro Silva estava há anos abandonado, servindo de abrigo para animais e depósito de lixo, causando mau cheiro e expondo a comunidade ao risco de doenças. O professor de Língua Portuguesa, do CE Gonçalves Dias, Antônio Ferreira, expressou bem o significado dessa importante obra para os estudantes e para a população do município.

“A importância do Farol do Saber para o nosso aluno e para a sociedade é de grande valor porque é um espaço onde todos podem aprimorar a sua leitura e enriquecer o seu vocabulário, como também os seus estudos e melhorar a cada dia mais a sua vida estudantil, para que sejam também bons profissionais”, destacou.


Rangélia Araújo, professora da rede estadual e municipal, também expressou muita gratidão pela entrega do farol e declarou que investir em educação é um dos grandes legados que o Governo do Estado pode deixar para uma cidade.

“Eu vou falar não só em meu nome, mas também em nome da população de Altamira do Maranhão e de todo o alunado e dizer que essa é uma das melhores ampliações que uma cidade poderia receber em uma escola, porque o farol é luz, é fonte de sabedoria e os nossos alunos precisam de uma fonte de pesquisa que tenha respaldo e esse acervo que temos aqui é de grande importância para a nossa sociedade”, exprimiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário