terça-feira, 22 de setembro de 2020

MPMA e Uema assinam Termo de Cooperação para a consolidação do Projeto Café Sustentável


Foi assinado, na manhã desta segunda-feira, 21, pelo Ministério Público e Universidade Estadual do Maranhão, o Termo de Cooperação Técnica para a consolidação do projeto Café Sustentável. A iniciativa da Uema está sendo desenvolvido pelo MPMA desde o segundo semestre de 2019, e consiste no reaproveitamento da borra de café, que seria descartada no meio ambiente, para a produção de produtos como sabonetes, esfoliantes e a fertilização do solo.

Na ocasião, também foi realizado o plantio de um ipê, na sede da Procurdaoria Geral de Justiça, em alusão ao Dia da Árvore.  

O termo, assinado pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e pelo reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, também atenderá aos eixos do projeto Integrar do MPMA, que visa ao desenvolvimento de uma política institucional, por meio da capacitação dos servidores e membros do Ministério Público, acerca das práticas sustentáveis voltadas à preservação do meio ambiente e à racionalização dos recursos públicos. 

Participaram do evento as subprocuradoras-gerais para Assuntos Jurídicos e Administrativos, Lize de Maria Brandão, e Regina Leite, respectivamente; a orientadora do projeto, Ariadne Enes Rocha; o diretor da Secretaria de Assuntos Institucionais, Joaquim Ribeiro de Souza Júnior; a corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco; a ouvidora do MPMA, Maria Luiza Ribeiro Martins;  o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Carlos Henrique Vieira; o vice-presidente da Associação do Ministério Público, Reinaldo Campos Castro Júnior; a diretora da Escola Superior do Ministério Público, Karla Adriana Vieira; bem como servidores do Ministério Público e da Uema. 

O procurador-geral falou sobre a importância das medidas para o desenvolvimento de ações sustentáveis e destacou o compromisso do Ministério Público em trabalhar para conscientizar a sociedade sobre a prioridade dessas ações. “Nós, enquanto promotores e procuradores de justiça, temos a obrigação de cuidar e de conscientizar a população sobre a importância das medidas de preservação da natureza, porque sem ela não há caminho. Contem sempre conosco e saibam que o Ministério Público está sempre aberto para todos aqueles que desejam ajudar a melhorar o nosso estado”, enfatizou Eduardo Nicolau.  

O reitor da UEMA ressaltou que a parceria entre as duas instituições também tem o objetivo de promover a educação ambiental. “O Ministério Público mostra que, para além do seu papel constitucional, é também uma instituição de conhecimento, ao promover esse projeto, que pretende, além da reutilização da borra de café, contribuir para que as nossas comunidades pensem cada vez mais de maneira proativa, com uma visão sustentável”, disse Gustavo Pereira. 

PLANTIO 

A parceria entre as duas instituições pretende, ainda, aumentar a plantação de mudas e criar uma trilha ecológica na área de vegetação da Procuradoria-Geral de Justiça. Com esse objetivo, a Uema destinou ao Ministério Público algumas espécies de plantas, como bordão velho, aroeira, ipês, nim, sapoti, pau-brasil, jabuticaba, pitanga, oiti, bacuri pari rugoso, bacuri pari liso e acerola. 

Sobre o plantio das mudas, a professora Ariadne Rocha destacou que, além do caráter ambiental, a medida também pretende atuar no cenário social, por meio da distribuição dos frutos da plantação aos projetos que desenvolvem ações sociais. “As mudas plantadas aqui também serão medicinais e hortaliças e terão como destino a distribuição social. Nesse sentido, serão selecionadas iniciativas de comunidades para onde as mudas serão destinadas. Nosso principal objetivo é uma mudança de atitude, que cada um aprenda a respeitar, proteger e conservar o meio ambiente”, destacou a professora. 

A trilha ecológica deverá ser implantada no jardim e no estacionamento do Ministério Público. O espaço será destinado à realização de atividades recreativas, educativas, de caminhadas leves e autoguiadas. O percurso será definido após a avaliação do espaço e dos recursos naturais presentes. A instalação ocorrerá entre os meses de novembro e dezembro. 

Também serão desenvolvidas atividades de capacitação, entre os meses de setembro e dezembro, para servidores e membros do Ministério Público, com a realização de palestras sobre o Plano Estadual de Educação Ambiental do Estado do Maranhão e sobre o tema Educação e Sustentabilidade; bem como a promoção de quatro oficinas sobre compostagem, reuso da borra de café, horta em casa e produção de mudas. As atividades serão realizadas pelos alunos e professores do curso de Agronomia e integrantes da Assessoria de Gestão Ambiental da Uema e servidores do MPMA que atuam no Projeto Integrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário