quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa (OLP) promoverá formações online para professores a partir desta sexta-feira (25)

 


Com o intuito de atualizar informações que servirão de base para auxiliar os estudantes inscritos na 7ª Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa (OLP), a Comissão Nacional de Língua Portuguesa convida os professores de Língua Portuguesa da rede pública estadual para participarem de formações online. No cronograma do evento, videoaulas formativas, que ocorrerão nos dias 25 de setembro (sexta-feira) e 16 de outubro; além da realização de um webinário orientador, que acontecerá no dia 06 de novembro.

A OLP é um projeto realizado em parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Itaú Social e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), e integra ações desenvolvidas pelo programa Escrevendo o Futuro; entre elas, o concurso de produção de textos com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras.

Em 2019, a partir do tema “O lugar onde vivo” e tendo como homenageada a escritora Conceição Evaristo, a 6ª edição da Olimpíada teve a participação de 85.908, de 42.086 escolas, distribuídas em 4.876 municípios brasileiros. Professores inscritos orientaram seus estudantes a escreverem textos nas categorias Poema, para alunos do 5º ano; Memórias Literárias, para alunos dos 6º e 7º anos; Crônica, para alunos do 8º e 9º anos, todos do Ensino Fundamental. Os estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio produziram um documentário, e os do 3º escreveram Artigo de opinião.

Após as atividades em sala de aula, professores e estudantes que passaram pelas etapas escolar, municipal e estadual, viajaram para São Paulo e participaram dos cinco Encontros de Semifinalistas, um por categoria. Para maiores esclarecimentos, acessar o endereço www.escrevendoofuturo.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário