quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Serviço de Pronto Atendimento da Policlínica do Cohatrac atende cerca de 600 pessoas na primeira semana de funcionamento

 


A Policlínica do Cohatrac já realizou cerca de 600 atendimentos em sua primeira semana de funcionamento com o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), além das especialidades de Clínica Geral e Odontologia. A unidade, que passou a integrar a rede estadual de saúde, oferece ainda consultas médicas e exames nas especialidades de cardiologia, endocrinologia e ortopedia.

“A parceria entre Estado e Município está rendendo frutos no sentido de termos condições de ofertar mais serviços à população, disponibilizando atendimento ambulatorial e de urgência e emergência, tudo em um só lugar. O sistema de policlínicas está em expansão por todo o estado, consolidando a estratégia de ampliação de serviços públicos, dos quais a população tanto precisa”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.


De acordo com secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), Isabel Macedo, quem ganha é a população. “É um espaço onde podemos proporcionar às pessoas atendimento ambulatorial ampliado. A parceria com o Governo do Estado, de fato, vem com o intuito de podermos potencializar o suporte de urgência e emergência, ampliando para o nível secundário, disponibilizando um serviço de qualidade”, destacou.

Para agendamento de consultas e/ou exames, o usuário pode utilizar três modalidades, sempre tendo em mãos o cartão do SUS, documento de identificação com foto e encaminhamento do SUS para exames e consultas. Apenas as especialidades de Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia não precisam de encaminhamento para agendamento da consulta.

A primeira forma de agendamento é o presencial, que pode ser feito em um dos VIVAS PROCON localizados no Shopping da Ilha, Golden Shopping, Shopping Pátio Norte e Av. Beira Mar, a partir de 1° de outubro. Outro modo é pela internet, através do site do PROCON (www.procon.ma.gov.br), clicando no banner SERVIÇOS ONLINE ou no aplicativo PROCON MA, clicando na aba SERVIÇOS DE SAÚDE SES. A terceira modalidade é por telefone, ligando para o Disque Saúde, no número 3190-9091.

Para a diretora da Policlínica, Karina Viegas, o espaço também garante apoio ao diagnóstico. “Além das especialidades médicas, os pacientes poderão ser beneficiados com assistência como ultrassonografia e doppler. Ao final de cada atendimento, se houver necessidade de fazer novos exames em outras especialidades, o indivíduo já deixa a unidade sabendo quando deverá retornar para realizar o novo procedimento”, explicou.

Policlínica 

A Policlínica do Cohatrac é a quinta implantada pela gestão estadual, na capital maranhense, e que tem como diferencial o SPA atendendo pacientes com pequenas urgências, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de agendamento prévio. No novo espaço, também são oferecidas consultas médicas e exames em cardiologia, ortopedia, gastroenterologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, alergologia, bem como ultrassonografia, endoscopia, Raio-X, videolaringoscopia, eletrocardiografia e laboratório clínico.

A unidade é responsável por receber pacientes oriundos tanto do bairro, como de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Com a ampliação da oferta de serviços, o Governo do Estado mantém a sua estratégia de fortalecimento da rede estadual, aumento da capacidade de atendimento, tanto do ponto de vista ambulatorial como de urgência e emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário