terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Governo realiza Encontro de Gestores Municipais de Saúde

 


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reúne, entre os dias 12 e 15 de janeiro, gestores municipais de saúde em encontro que tem como tema “Desafios dos Municípios no Enfrentamento das Consequências da Pandemia”. O objetivo é avaliar o cenário de pandemia nos municípios e alinhar novas estratégias para o combate ao novo coronavírus. A programação do encontro inclui a apresentação do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.   

Para evitar aglomeração, o mesmo evento acontece durante os quatro dias. Assim, representantes de todos os 217 municípios maranhenses têm a oportunidade de participarem do encontro. Nesta terça-feira (12), se reuniram gestores de municípios das regionais de saúde de Imperatriz, Açailândia, Balsas e São João dos Patos.  


O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que o encontro é realizado com o objetivo de promover melhorias na assistência à população. “Nosso intuito é somar esforços para seguirmos enfrentando a pandemia e, assim, salvando muitas vidas. O alinhamento das estratégias e a execução das ações de acordo com as competências são necessários para potencializarmos essa luta do Maranhão contra a Covid-19”, disse o secretário. 

A programação do encontro inclui debates sobre o programa Previne Brasil e o novo financiamento da Atenção Básica; os recursos e indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde; o perfil das vigilâncias nos municípios; os Sistemas de Informação em Saúde e Recursos associados à gestão da informação; a Assistência Farmacêutica no SUS; os indicadores, estrutura hospitalar estadual, rede de serviços, acesso, regulação e transporte; entre outros. 

Segundo o assessor especial da SES e coordenador do Planejamento Regional Integrado (PRI), Allan Patrício, o encontro tem relevância especial já que muitos estão sendo gestores pela primeira vez. “Ainda que o foco principal seja apoiar a administração municipal, não podemos deixar de fora o atual cenário. Por isso, escolhemos colocá-lo no centro da discussão, mostrando de que forma o município pode atuar, tendo no estado o apoio institucional necessário”, afirmou. 


Vacinação

Um dos pontos abordados pelo secretário Carlos Lula foi o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, lançado nesta segunda-feira (11) pelo Governo do Maranhão. O documento trata de ações como a capacitação de profissionais da saúde, a logística de distribuição e armazenamento, as estratégias para a imunização, os grupos prioritários para a primeira fase da campanha e a estimativa de vacinas necessárias.

Com base no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 e com as orientações do Ministério da Saúde, os municípios também devem fazer seus planos para execução da vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário