segunda-feira, 20 de junho de 2022

Bumba meu boi, forró e cacuriá animam os arraiais do Parque da Juçara e Ipem

 


Grupos de bumba-meu-boi marcaram a festança no Arraial do Ipem, no Calhau, e o cacuriá abrilhantou o festejo no Parque da Juçara, bairro Maracanã, zona rural de São Luís, na noite de domingo (19). A programação atraiu milhares de pessoas que prestigiaram a música, dança e o folclore, em mais uma agenda animada do São João do Maranhão. A festa, organizada pelo Governo do Estado, prossegue até julho, com uma diversidade de atrações, em arraiais por todo o Maranhão.


O Arraial do Ipem ficou lotado para acompanhar as apresentações do Boi da Maioba, Pirilampo, Nina Rodrigues e Presidente Juscelino. O público acompanhou, ainda, a Quadrilha Flor do Luar e o show do grupo Baré de Casco. Com suas fortes batidas, dança envolvente e muito brilho, os grupos de bumba boi fizeram a multidão cantar e dançar. Ao final, um grande momento com o batalhão pesado da Maioba, fechando a programação do arraial. 


Além dos palcos das apresentações juninas e shows dos artistas, o Arraial do Ipem conta com o Barracão do Forró, espaço para turistas se informarem e uma área de brinquedos exclusiva para as crianças se divertirem.


Parque da Juçara

O tradicional grupo Cacuriá Dona Teté trouxe muita animação ao arraial do Parque da Juçara, abrindo a programação da noite de domingo. Os molejos da dança fizeram todo mundo se render e brincar junto. Houve ainda apresentações do grupo Forró com Xote, da cantora Célia Maria, do grupo alternativo Nilon do Amanhecer, da quadrilha Os Tops do Sertão e encerrando, o Bumba Meu Boi Encantos do Olho d'Água. 


O autônomo Ilfran Mendes, morador do bairro Maracanã, acompanhou as apresentações. “Para a gente é muito emocionante e gratificante, após esses dois anos, que não tivemos festejo, e agora temos este grande arraial organizado pelo Governo do Maranhão. E o melhor, dentro do nosso bairro. Para nós, é uma alegria, gratificante demais”, enfatizou. 

A dançarina do Cacuriá Dona Teté, Luana Reis, comemorou. “A gente estar na zona rural é muito importante para nós, pois fortalece a brincadeira, dissemina a cultura levando para todos, em todas as regiões da cidade e do estado. Muito boa a iniciativa de descentralizar e garantir que todos, em qualquer região, possam conhecer, prestigiar e acompanhar nossa brincadeira e nosso São João”. 

“Gostei muito do arraial no bairro, com belíssimas atrações e que também traz a oportunidade de vermos o que é apresentado nos grandes arraiais. Estou muito feliz em estar no meu bairro e poder apreciar de perto essas belas apresentações”, disse a dona de casa Adeilde Soares. 

Um dos diferenciais do São João do Maranhão deste ano foi a descentralização dos arraiais, com a garantia de uma boa estrutura e apresentações de peso em pontos estratégicos da Grande Ilha, contemplando, assim, tanto quem mora na zona urbana, quanto na zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário