terça-feira, 21 de junho de 2022

Lançamento do Programa “Maranhão sem Queimadas” é destaque nas comemorações ao Mês do Meio Ambiente


Seguindo a programação de comemorações do mês do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), a semana terá como principal ação o lançamento do programa “Maranhão sem Queimadas”, que acontece em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão e prefeituras municipais. O programa tem por objetivo capacitar brigadistas nos diversos municípios que fizerem sua adesão, além de distribuição de kits de combate a incêndios florestais, que aumentam devido as secas deste período. O evento acontecerá neste sábado (25), no município de Mirador.

Ainda nesta semana, o auditório da secretaria estará recebendo inúmeras ações. A começar nesta terça-feira (21), com o Lançamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da SEMA. O plano faz parte das diretrizes internas da secretaria para o manejo correto dos resíduos produzidos pela instituição. Na oportunidade, será lançado o Edital de chamamento público para entidades de reciclagem realizarem a destinação correta dos resíduos oriundos da secretaria. Além disso, os servidores receberão orientações detalhadas sobre o plano. Ainda na política de consumo consciente, será realizada distribuição de canecas e squeezes aos servidores da secretaria, com objetivo de substituir totalmente copos descartáveis.

Na quarta-feira (22), a Coordenação da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão (CIEA/MA) composta pela SEMA e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e representantes da Sociedade Civil Organizada, recebe os membros titulares e suplentes da CIEA/MA para participar da 40ª Reunião Ordinária.

Na quinta-feira (23), haverá Roda de Conversa sobre Biodiversidade em Unidades de Conservação do Maranhão. A Roda de Conversa contará com a participação de pesquisadores das Universidades Federal e Estadual do Maranhão, abordando o aspecto das pesquisas sobre fauna e flora que vem sendo realizadas em Unidades de Conservação do nosso estado, assim como os projetos voltados para a conservação da biodiversidade que a SEMA está implementando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário