sexta-feira, 24 de junho de 2022

“Não é se, é quando”: risco de tsunami na costa do Mediterrâneo é de quase 100%, alerta a UNESCO

 


A probabilidade de um tsunami ocorrer ao longo da costa do Mar Mediterrâneo nos próximos 30 anos é quase 100%, alerta a UNESCO a propósito da Conferência do Oceano da ONU, em Portugal.

De acordo com a organização, o risco de tsunamis teria sido subestimado em algumas regiões do mundo, incluindo o Mediterrâneo, onde as comunidades não estão preparadas ou instruídas sobre a melhor forma de como lidar com este tipo de desastre natural. Algumas cidades como Marselha, Alexandria e Istambul estão especialmente em risco.

“No Mediterrâneo, haverá certamente um tsunami e pode acontecer por diferentes razões: tremor de terra, vulcões ou deslizamento de terras. Basta olharmos para as reconstituições históricas e as provas físicas que temos de tsunamis no passado. Com essa informação, podemos estimar as zonas com risco de tsunami, assim como ao estudo das placas tectônicas”, explicou Bernardo Aliaga, principal especialista do Programa da Comissão Intergovernamental dos Oceanos da UNESCO. “No Mediterrâneo, não há dúvida sobre isso: não é se, é quando”, destacou.

O Sistema Global de Alerta de Tsunamis, coordenado pela UNESCO, já anunciou esta semana um novo programa que tem como principal objetivo preparar as comunidades vulneráveis a tsunamis para o fenômeno, incentivando à implementação de um plano de redução de risco que implica “designar e mapear zonas de risco de tsunami, desenvolver materiais de divulgação e educação pública, criar mapas de evacuação de tsunami amigáveis ​​ao público e exibir publicamente informações sobre tsunami”, como explica um artigo publicado pela própria UNESCO.


Fonte: IstoÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário