quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Em entrevista à Rádio Cultura FM, governador Carlos Brandão fala sobre investimentos para a Baixada

 


Nesta quarta-feira (26), o governador Carlos Brandão concedeu entrevista ao programa Cidade Repórter, da Rádio Cultura FM 105,9, de Pinheiro. No diálogo ao vivo, o governador falou sobre a gratuidade de transportes para os eleitores visando o 2º turno deste domingo e investimentos para a região da Baixada Maranhense.

Logo no início da entrevista, Brandão comunicou à Baixada, novamente, sobre a gratuidade entre os dias 29 e 31, até 12h, em travessias de ferry boat para passageiros, motocicletas, vans, caminhões e ônibus intermunicipais para a Baixada; lanchas para Alcântara, assim como o transporte intermunicipal na Grande Ilha, em Imperatriz e região.

“Todos esses transportes de gerência do Governo, nós estamos liberando e arcando com a despesa, por orientação do Tribunal Superior Eleitoral, para que as pessoas possam ter acesso às urnas e exercer o seu pleno direito democrático de votar e escolher o seu candidato a presidente”, comunicou o governador Carlos Brandão.

Para usufruir da gratuidade por meio da portaria MOB Nº 422, de 21 de outubro de 2022, o usuário dos transportes deverá apenas apresentar o título de eleitor ou e-título em seu aparelho celular, para comprovar que o seu local de votação fica no destino final da viagem.

Na oportunidade, quanto às importantes obras estruturantes do Governo na Baixada, Brandão fala sobre a finalização dos acessos da Ponte Central-Bequimão, a conclusão de um sonho que retira 10 municípios do isolamento.

“A Ponte Central-Bequimão é um grande sonho da Baixada, esperado há mais de 50 anos. Agora, ela está pronta, nós estamos concluindo os acessos, é uma obra que vai reduzir a distância entre 10 municípios do Litoral Leste em direção ao Cujupe, uma redução de 3 horas no trajeto”, pontuou o governador.

Brandão fala, ainda, sobre as amplas revitalizações que serão realizadas nas rampas dos terminais do Cujupe e da Ponta da Espera, que irão qualificar ainda mais as travessias com mais mobilidade e respeito ao cronograma de viagens.

“No Cujupe, a gente fez um grande terminal hidroviário para receber os passageiros com posto de atendimento com banco, lotérica, restaurantes e lanchonetes. Antes, não havia nem local para se abrigarem, ficavam no sol quente. Recentemente, assinamos ordens de serviço no valor de R$ 68 milhões para a construção de 2 rampas no Cujupe e 2 na Ponta da Espera. Em cada um dessas rampas irá possibilitar que atraquem 2 ferrys por vez”, afirmou o governador.

Na área da Saúde, o governador menciona a criação do Hospital Macrorregional de Pinheiro como uma ação de grande importância feita para evitar a antiga “procissão de ambulâncias” em direção a São Luís.

“Antes, eu lembro que o ex-governador Jackson Lago falava muito em “procissão de ambulâncias” para cima e para baixo no estado vindo para São Luís. Para evitar isso, construímos uma rede de hospitais macrorregionais e policlínicas, o que inclui nessa ação o Hospital Macrorregional de Pinheiro”, mencionou Brandão.

Na ocasião, Brandão afirma que o Governo já se prepara para complementar a saúde de Pinheiro com a implantação de uma maternidade, um projeto que deve ser iniciado em 2023.

“Agora, a gente precisa complementar a saúde de Pinheiro levando uma maternidade, isso é um comprometimento meu. É um projeto que estamos planejando para iniciar no ano que vem, porque só para esse fim de 2022 temos a meta de concluir 450 obras em andamento pelo estado. Prontas para entregar, nós já temos 150”, afirmou o governador.

Na oportunidade, Carlos Brandão também falou sobre o lançamento do curso de Medicina no Campus da UEMA em São Luís, que atende a uma demanda antiga da capital, gera centenas de emprego e oportuniza alunos que não teriam condições financeiras para custear uma faculdade particular.

“Com o lançamento da faculdade de Medicina estão sendo gerados 500 empregos que irão durar um ano e meio. Ao final das obras, com a abertura do vestibular, a gente espera que os alunos de escolas públicas ocupem esse espaço, inclusive, estamos pensando em um projeto de lei que viabilize cotas a esses alunos. É uma grande conquista social à população mais carente que não consegue pagar mensalidade de R$ 12 mil por mês”, disse.

Na área da Educação, o governador faz um destaque à ampliação das escolas de tempo integral por todo o estado, por meio dos IEMAs e colégios militares.

“Nós conseguimos levar as escolas de tempo integral para 90 municípios, avançar com IEMAs, inclusive o de Pinheiro está em fase de conclusão. Quanto às escolas militares, recentemente inaugurei uma em Guimarães e outra em Humberto de Campos. O nosso projeto é levar essas escolas para todos os municípios”, destacou Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário