sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Governo encerra campanha Outubro Rosa destacando a importância da prevenção

 


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta sexta-feira (28), o encerramento oficial da Campanha Outubro Rosa 2022, que teve como tema “Seja você, por você e para você. Previna-se!”. Neste ano, além da troca de informações sobre a prevenção ao câncer de mama, o objetivo da campanha foi dar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para ampliar o combate à doença.

No Brasil, com base nas informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para este o ano foram estimados 66.280 novos casos, 840 somente no Maranhão.

Desde 2015, o Governo do Maranhão tem investido na expansão da rede de oncologia no estado. Atualmente, as unidades de referência na gestão estadual são o Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital de Câncer do Maranhão e Hospital Macrorregional de Caxias. Além disso, existem convênios para consultas, cirurgias, quimioterapia ou radioterapia com o Hospital São Rafael na cidade de Imperatriz e com o Hospital Aldenora Belo em São Luís, cuja gestão é filantrópica.

Já os serviços de mamografia do Sistema Único de Saúde (SUS) são oferecidos nas regionais de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, São Luís, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês e Timon.

Para agendamento do exame da mamografia é necessário procurar um dos canais de marcação e ter em mãos o cartão do SUS e o comprovante de residência. Os canais são: App Viva Procon, site [url=http://www.procon.ma.gov.br]http://www.procon.ma.gov.br[/url], Disque Saúde e/ou WhatsApp (3190-9091) ou, presencialmente, nos Vivas (Beira Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR e Terminal São Cristóvão).

Semana Mundial de Alimentação

De forma simultânea, aconteceu também o encerramento da Campanha Mundial de Alimentação, evento realizado em alusão ao Dia Mundial da Alimentação e Nutrição, celebrado no dia 16 de outubro, que este ano teve como tema “Não deixar ninguém para trás: Melhor produção, melhor meio ambiente e uma vida melhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário