sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Governo realiza capacitação sobre hanseníase no LACEN


Com o intuito de fortalecer a vigilância para casos de hanseníase no Maranhão, o Governo do Estado, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA), realizou, na última semana, de 17 a 21 de outubro, uma capacitação voltada para o diagnóstico de Hanseníase no Maranhão. Participaram do treinamento profissionais de saúde, como biomédicos, farmacêuticos e técnicos de laboratório de 9 municípios das regionais do estado. 

Durante a semana, os profissionais da saúde receberam treinamento sobre os aspectos epidemiológicos, diagnóstico laboratorial, aulas teóricas e práticas sobre coleta de material, coloração de lâminas e identificação dos bacilos da hanseníase.

“É muito importante a capacitação continuada de profissionais dos municípios como sendo fundamental para qualificarmos melhor o diagnóstico realizado pelos municípios de forma eficaz, e assim direcionando o paciente para um tratamento adequado”, frisou o diretor geral do Lacen-MA, Lídio Gonçalves Neto.

A bioquímica e coordenadora dos Serviços de Acompanhamento da Rede de Laboratórios do Lacen-MA, Lécia Maria Cosme, explicou que o objetivo da capacitação foi orientar os municípios para que tenham condições de fazer o diagnóstico preciso da doença. “Com essa orientação, será possível fazer o diagnóstico através da identificação dos bacilos da hanseníase, através da análise via microscopia”, disse.

O biomédico Marciel Carneiro, que veio de Marajá da Sena, para participar da capacitação, frisou a importância desse aperfeiçoamento na área. “Mesmo já tendo estudado na graduação, agora é possível estudar de forma mais prática e direta. Foi muito proveitoso”, contou.

A farmacêutica, bioquímica e chefe do laboratório de microbiologia do Lacen-MA, Aparecida Pinho, explica que quando o diagnóstico é feito de forma precoce, a doença é curável, desde que o paciente chegue ao médico em momento oportuno. “Sendo diagnosticado no início, pode ser feito o tratamento adequado para que a doença não evolua para suas formas mais graves, em que pode chegar ao comprometimento das funções motoras do paciente”, reforçou Aparecida.

Hanseníase

A hanseníase afeta principalmente a pele e os nervos das pessoas infectadas. Seus principais sintomas são o surgimento de manchas na pele e a perda de sensibilidade nas regiões afetadas. A hanseníase pode se apresentar de diferentes formas clínicas, que são agrupadas para fins de tratamento da seguinte forma: paucibacilar, com 1 até 5 lesões de pele e multibacilares, com mais de 5 lesões. 

O diagnóstico da Hanseníase no início dos sintomas pode evitar a evolução para formas mais graves da doença. Segundo orientação do Ministério de Saúde, a identificação dos sinais e sintomas da hanseníase e o diagnóstico clínico são ações que devem ser realizadas em todas as equipes de saúde da Atenção Básica e Saúde da Família.

Na rede de Estado da Saúde no Maranhão, o hospital referência para tratamento da hanseníase é o Hospital Aquiles Lisboa, na região do Bonfim, em São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário