segunda-feira, 24 de outubro de 2022

No Dia Mundial do Combate a Poliomielite, Governo do Estado reforça ações de incentivo à vacinação

 


Com o objetivo de reforçar a cobertura vacinal contra a poliomielite e garantir que não haja ocorrência de casos da doença no estado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alertou, nesta segunda-feira (24), Dia Mundial do Combate a Poliomielite, para a importância da vacinação, principal ferramenta de prevenção.

Atualmente, no estado, já foram aplicadas 330.121 doses da vacina contra a poliomielite, o que corresponde a 72,02% da cobertura vacinal. 

Desde o mês de agosto, a SES está realizando uma série de ações no intuito de mobilizar os municípios e aumentar os números de vacinação contra a doença. As atividades estão sendo realizadas de forma integrada entre a Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças, Atenção Primária em Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Assistência à Saúde, Escola de Saúde Pública do Maranhão, Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI,  Instituições de Ensino Superior, Secretaria de Educação do Estado, Coordenação das Unidades Regionais de Saúde, com objetivo de realizar a Implantação da busca ativa sistemática em todos os municípios do estado. 

Nesta terça-feira (25), acontece uma ação de multivacinação no IEMA Bilíngue, e nos dias 3 e 4 de novembro, será realizado um seminário de sensibilização voltado para todas as Vigilâncias do Estado e para a Atenção Básica. 

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, que ocorre em aproximadamente 1% das infecções causadas pelo poliovírus. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada e arreflexia no segmento atingido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário