sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Outubro Rosa: EMSERH organiza programação especial para colaboradoras

 


As colaboradoras da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) foram recepcionadas, na manhã desta quinta-feira (27), com os serviços da Carreta da Mulher Maranhense. A ação faz parte da programação organizada pela EMSERH em alusão à Campanha Outubro Rosa. As colaboradoras aproveitaram a oportunidade e se revezaram entre a prestação dos serviços e o cuidado com a saúde.

“Neste mês de conscientização que é o Outubro Rosa, a EMSERH está dando essa oportunidade para todas nós colaboradoras de nos cuidarmos, trazendo a carreta até o nosso local de trabalho, o que torna o dia ainda mais especial. Aproveitamos então a oportunidade para a nossa prevenção”, pontuou Joyce Miranda Barros, colaboradora do RH da EMSERH.

“A importância é muito grande porque muitas vezes não temos oportunidade de fazer os exames, por conta dos horários de trabalho, então a EMSERH disponibilizando a carreta no nosso local de trabalho é sinal que a empresa está pensando não só nos cuidados, na assistência à população, mas também conosco. É o que percebemos, a empresa como um todo, não mede esforços para o nosso bem-estar e levarmos uma saúde de qualidade aos maranhenses”, reforçou a analista administrativa da EMSERH, Célia Silva.


Entre os serviços oferecidos na Carreta da Mulher Maranhense que as colaboradoras tiveram acesso estão: mamografia, exames preventivos, testes de glicemia e aferição de pressão. Ainda durante a programação, foi realizada Roda de Conversa, com o tema: “A importância da realização da prevenção e autoexames das mamas”, organizada pela Comissão Saúde Mental da EMSERH. As palestras foram concedidas por profissionais de saúde que trabalham no Hospital Genésio Rêgo.  

Uma das palestrantes foi a enfermeira Damires Amorim, que falou sobre a importância da prevenção e realização do autoexame das mamas. “O câncer de mama é muito prevalente entre as mulheres, portanto viemos aqui reforçar sobre a importância da prevenção da doença, como prevenir, com a realização do autoexame das mamas, por exemplo. A mulher precisa se tocar, se conhecer, para poder se prevenir ou procurar ajuda médica, caso necessário”, relatou. 

Também foi abordada a importância da fisioterapia no tratamento do câncer de mama. “O tratamento não está vinculado apenas ao mastologista ou oncologista, tem toda uma equipe por trás. Por isso, trouxemos um momento ainda de ginástica laboral, com atividade física, alongamento, que é tão fundamental em todas as etapas, na prevenção, durante o tratamento e na recuperação, no pós-câncer de mama”, complementou Anamouse Serra, fisioterapeuta do Hospital Genésio Rêgo.

“Precisamos está debatendo, dialogando e o mais importante prevenindo o câncer de mama e o câncer do colo do útero. Então pensando nisso, como estratégia adotada pelo governo do estado, para alcançar as mulheres e prevenir essas doenças, ou caso sejam acometidas, começar o tratamento de forma imediata; é que trouxemos a carreta da mulher até a sede da empresa, para cuidar das nossas colaboradoras. É importante deixar claro que o esforço do governo é alcançar todas as maranhenses, no combate a qualquer tipo de câncer, intensificando os trabalhos neste mês de outubro, mas disponibilizando os serviços durante todo o ano”, ressaltou Leonardo Espindola, Gerente de Sesmt e Gestão Integrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário