segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Sem apoio para questionar resultado, Bolsonaro prepara discurso sobre derrota


O presidente Jair Bolsonaro (PL) passou a manhã e o início da tarde desta 2ª feira (31.out) avaliando com ministros e assessores mais próximos o tom do discurso que ele deve fazer sobre o resultado das eleições. O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva foi reconhecido como presidente eleito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por volta das 20h deste domingo (30.out). Desde então o mandatário está em silêncio. Bolsonaro é o primeiro presidente da República a tentar a reeleição e perder a disputa.

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, tem ponderado que é importante o mandatário fazer um gesto que não cause reações da comunidade internacional. Para evitar ser confrontado pelos jornalistas, o discurso de Bolsonaro deve acontecer com um vídeo que será gravado pelos assessores.

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), espera a divulgação do vídeo para poder iniciar a publicação de uma série de decretos que são de responsabilidade da pasta dele para que a transição aconteça.

O ministério tem até 3ª feira (01.nov) para publicar decreto com a autorização para a criação de 50 cargos comissionados destinados à equipe do presidente eleito para que eles possam analisar as informações do atual governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário