sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Arnaldo Melo já soma 28 votos para presidência da Assembleia Legislativa MA


O Blog Eduardo Ericeira tem tido conversas com parlamentares eleitos e reeleitos para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Os diálogos vêm acontecendo desde o término das eleições em outubro. Definida a eleição da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com a presidência de Ivo Resende, prefeito de São Mateus e que será aclamado presidente da Famem no próximo dia 21, as atenções se voltam agora para uma outra eleição tão importante quanto que acontece no começo do próximo ano que é a da presidência da AL-MA.

Em conversas com parlamentares, o Blog Eduardo Ericeira fez uma contabilidade, e o decano da Casa Legislativa, Arnaldo Melo (PP), caminha para voltar ao cargo que já ocupou, o de Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Hoje o principal adversário, como já mostrou esse blog, seria Antonio Pereira (PSB), mas não só a Casa, mas o Governo do Estado, assim como na Famem, busca um consenso. Reveja aqui no Blog:

O atual presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), apesar de já ter se reunido com deputados eleitos, enfrenta uma dúvida judicial enfrentada pelo processo de recondução ao cargo, já que já foi reeleito e pode esbarrar em um impedimento jurídico como já aconteceu em outros estados, a exemplo da Bahia. Além disso, Othelino Neto já foi bem agraciado com acordos políticos comandado atualmente pelo grupo do governador Carlos Brandão e do ex-governador e senador eleito Flávio Dino, ambos do PSB. A primeira suplente de Flávio Dino é Ana Paula, vice-prefeita de Pinheiro e esposa de Othelino, Dino sendo Ministro ou se ausentando do cargo de Senador, Ana Paula assume.

Outros dois nomes ventilados é do deputado estadual reeleito Rafael Leitoa (PSB), atual líder do governo na Assembleia, e que tem grandes chances de permanecer na posição ou então o colega de sigla Antônio Pereira. Bem alinhados com o governo não haveria dificuldade neste diálogo para já encaminhar o consenso em torno do nome de Arnaldo Melo; e ainda, Iracema Vale (PSB), que mostrou força política sendo a deputada estadual mais votada. De bastidores, o Blog Eduardo Ericeira teve a informação que caminha para um entendimento em que Iracema Vale ocupe um cargo na próxima Mesa Diretora da AL-MA.

Com 28 votos, Arnaldo Melo, teria ampla maioria dos votos, já que a Assembleia Legislativa é formada por 42 deputados, restariam 14 votos. O trabalho como já dito anteriormente é que haja consenso em torno de um nome, que hoje seria o de Arnaldo Melo. Além disso o decano tem bagagem política e bom relacionamento com todos os parlamentares da Casa, fatores que favorecem sua condução a presidência. A eleição de Arnaldo Melo também seria uma forma de prestigiar um partido da base de apoio do governo Brandão, que é o Progressistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário