segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Governo celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue no Hemomar



Nesta sexta-feira (25) foi celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e, para lembrar a data, o Estado realizou, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), uma programação especial dedicada às pessoas que ajudam a salvar vidas.


A data foi lembrada com a distribuição de um lanche especial aos doadores, apresentação musical e momento festivo.


Segundo a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, o momento é um reconhecimento ao doador voluntário. “No Dia do Doador, e em todos os outros dias, agradecer por este ato solidário é uma obrigação. Somos muito gratos a todos que voluntariamente doam sangue, tempo e amor com este ato. No dia do doador lembramos que sem o doador nosso trabalho não existiria e infinitas vidas seriam perdidas”, disse. 



O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe, aproveitou a ocasião para parabenizar também todos os colaboradores do Hemomar. “No Dia do Doador Voluntário lembramos ainda de parabenizar a todos os colaboradores que propiciam o funcionamento da hemorrede maranhense. Sem o trabalho aguerrido que começa na captação e vai até a distribuição dos hemocomponentes para uso em unidades da nossa rede seria impossível garantir os hemocomponentes a tempo”, ressaltou.


A campanha da Semana Nacional do Doador figura entre as mais importantes do calendário de Hemocentros do Brasil, oferecendo suporte ao atendimento das demandas hospitalares em dezembro, período de férias e festas de final de ano, que impactam no número de bolsas coletadas.


A coordenadora de Captação de Sangue do Hemomar, Frassinete Araújo, destaca a baixa nos estoques como principal desafio com a chegada das festividades de final de ano. “Apesar da data comemorativa, ainda temos um longo caminho a seguir. Tradicionalmente, o fim de ano tem queda nos estoques e aumento da demanda em meio às festividades. Por isso, além de parabenizar, no Dia do Doador, nosso desejo é que mais pessoas possam vir a realizar este ato de solidariedade com o próximo”, disse.  


No intuito de ajudar a mãe, que se encontra internada, Suilma Pinheiro, ambulante, 21 anos, realizou no Dia Nacional do Doador a sua primeira doação de sangue. “É um ato importante que não demora, não incomoda e ajuda a salvar a vida de quem mais precisa. Hoje estou podendo salvar minha mãe. Pretendo agora ajudar sempre que puder”, salientou.

Já a professora aposentada Maria Célia Ribeiro, de 65 anos, é veterana da doação, com visitas regulares à instituição nos últimos 30 anos, ela destaca o valor da doação como demonstração de amor pela humanidade. “Ninguém pode achar que é perda de tempo fazer algo que pode salvar um grande número de pessoas. Gostaria de convidar a todos para que venham ao Hemomar e não deixem os estoques ficarem insuficientes. Juntos podemos mais”, pediu.



Requisitos para doar sangue:

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
- Ter mais de 50 quilos;
- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
- Dormir pelo menos 6 horas nas 24h anteriores à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário o intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário