quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Governo do Estado lança Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca

 


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou, nesta quinta-feira (3), a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca. O objetivo é orientar a população acerca dos cuidados necessários para prevenir a doença ou realizar o diagnóstico precocemente.

Em parceria com o Hospital de Câncer do Maranhão, o Departamento de Atenção às Unidades Odontológicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) ofereceu, em frente à unidade de saúde, orientações e serviços de avaliação a pessoas que apresentem algum tipo de lesão na boca, com o suporte do Sorrir Móvel.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estão previstos, somente para o ano de 2022, aproximadamente 15 mil novos casos de câncer de boca no Brasil.  A doença pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. 


Segundo o diretor do Sorrir, Fabrício Saraiva, no ano de 2021, apesar da Covid-19, foram notificados aproximadamente 108 novos casos de câncer de boca nas Unidades Sorrir, principalmente em pacientes do interior do estado. 

“Atualmente, a assistência aos casos de câncer de boca está fortalecida em rede, com as unidades Sorrir, que realizam o primeiro diagnóstico, e o Hospital de Câncer do Maranhão. O Hospital de Câncer dá o suporte, na alta complexidade, aos pacientes com necessidade de cirurgia de cabeça e pescoço, buco-maxilo-facial, tratamento quimioterápico, parceria fundamental para a obtenção de sucesso no tratamento do paciente com o diagnóstico de câncer de boca”, ressaltou Fabrício Saraiva. 

O oncologista cirúrgico e diretor-técnico do Hospital de Câncer do Maranhão, Leoberth Araújo, destaca que a unidade disponibiliza por mês 150 vagas para consultas ambulatoriais na especialidade de bucomaxilo, mas infelizmente o índice de não comparecimento é muito grande, com cerca de 70 faltosos por mês. 

“Diante dessa situação, realizamos um serviço de triagem, onde o paciente diagnosticado com câncer de boca, na rede pública ou privada, pode vir direto ao hospital, se direcionar a esse setor de triagem onde será encaminhado para dar início ao tratamento”, destacou o médico Leoberth Araújo.  

Além de São Luís, a campanha está sendo realizada nas Unidades do Sorrir, fixas ou móveis, nas cidades de Caxias, Presidente Dutra, Coroatá e Santa Inês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário