quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Governo promove I Seminário Integrado da Atenção Primária em Saúde e Vigilância Epidemiológica

 


O Governo deu início, nesta quinta-feira (3), ao I Seminário Integrado da Atenção Primária em Saúde e Vigilância Epidemiológica. O evento, que continua nesta sexta-feira (4), tem como objetivo discutir o desenvolvimento de ações integradas entre a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Primária, para assim garantir um sistema de saúde fortalecido. O seminário está sendo realizado no auditório do Palácio Henrique de La Rocque.

“É orientação do governador Carlos Brandão fortalecer as políticas que envolvem a Atenção Primária dos municípios e se faz isso integrando-a com a Vigilância em Saúde. É preciso fortalecer uma linha de cuidados para nossa população em nível estadual e que integre os serviços, para que, nos próximos anos, tenhamos um SUS mais resolutivo e cada vez melhor para o povo”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.


Segundo a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Waldeise Pereira, a integração das ações da Vigilância em Saúde com Atenção Básica pode ser considerada um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde no Brasil. Em diversos municípios, a ausência ou insuficiência desta integração provoca dificuldades na identificação dos elementos que exercem determinação sobre o processo saúde-doença e no efetivo controle das doenças e dos agravos prioritários, tornando distante a possibilidade de colocarem em prática o princípio da integralidade da atenção em nível local.

“O principal fruto do seminário é fazer a saúde trabalhar como deve, atenção primária, vigilância e assistência especializada juntas. Por isso, hoje trouxemos os municípios aqui, para ajudar a construir esse modelo de SUS integrado”, explicou Waldeise Pereira.

Participam do seminário gestores e integrantes das Regionais de Saúde, coordenadores e integrantes das equipes de Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica dos municípios e conselhos da saúde, como o Conselho de Enfermagem.

“Esse evento é essencial para nos integrar. As coordenações têm que andar atreladas e não em ilhas. A vigilância epidemiológica é essencial para a Atenção Primária e sem essa união entre as duas não conseguiremos fazer o controle e o combate efetivo às endemias”, disse a coordenadora da Atenção Básica do município de Pinheiro, Flávia Galvão.


Durante o seminário serão tratados temas como o processo de trabalho na atenção primária em saúde e sua integração com a vigilância epidemiológica; humanização na saúde; territorialização e integração da atenção primária em saúde e vigilância epidemiológica; desafio para a gestão em saúde no enfrentamento as emergências em saúde pública e mortalidade infantil.

Além do secretário Tiago Fernandes, estiveram na mesa de abertura do seminário: o superintendente de Atenção Primaria em Saúde, Willian Vieira Ferreira; a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Tayara Costa Pereira; e o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MA), José Carlos Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário