terça-feira, 15 de novembro de 2022

II Mostra Científica da SES/MA será aberta nesta quarta-feira (16)

 


A II Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES/MA) será realizada nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2022, na modalidade presencial, no Convento das Mercês, em São Luís.

Com o tema “Ciência, saúde e cuidado no cotidiano do SUS no Maranhão”, o evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA), possui caráter técnico-científico e destina-se à divulgação de pesquisas científicas e das práticas exitosas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) realizadas no Maranhão.

A mostra possui cinco eixos: Atenção nas Linhas de Cuidado, Vigilância em Saúde, Gestão em Saúde, Educação Permanente em Saúde e Covid-19. Haverá ainda premiação e menção honrosa para os três trabalhos com maior pontuação de cada eixo na II Mostra Científica da SES/MA.

A palestra “A ciência que constrói o SUS” abre o evento com a participação da professora da Universidade de Parma/Itália, vice-coordenadora da Associação Rede Unida do Brasil e membro da Agência Sanitária e Social da Emília Romana/Itália, Augusta Nicoli, e do advogado e professor, o senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino. 

Entre os temas que também prometem instigar o debate, estão “O impacto da Covid-19 na saúde pública”, com a infectologista Conceição de Maria Pedrozo e Silva de Azevedo e o advogado, ex-secretário de Estado da Saúde e ex-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o deputado estadual eleito pelo Maranhão, Carlos Lula; e “Educação permanente em saúde no SUS”, com a palestra do representante do Conass, Haroldo Jorge Carvalho Pontes, na modalidade remota.

Também integra a programação da Mostra uma exposição dos trabalhos selecionados no formato banner. Em destaque, os resultados de pesquisa e de relatos de experiências realizadas no âmbito do SUS, por trabalhadores da saúde, estudantes e pesquisadores, conforme os cinco eixos do evento. Uma ampla programação será realizada na Tenda Paulo Freire. Entre as atividades, Exposição dos Resultados do Projeto Eu Quero: impulsionando o controle social por meio da garantia de direitos em São Luís; apresentação da identidade visual da Escola de Saúde do Maranhão.

E ainda, diálogo com os autores e mediadores sobre as obras: Inumeráveis; Assistência ao pré-natal no Maranhão: Modelo de estratificação e linha de cuidado da gestante; Assistência ao pré-natal no Maranhão: Guia de implementação e condutas às Intercorrências Obstétricas; Guia de Intervenção em saúde da criança na Atenção Primária à Saúde; Organização Técnico assistencial do cuidado à mulher e à criança recém-nascida no estado do Maranhão, com Cristiane Scolari Gosch (Organização Pan-americana de Saúde); Planejamento Regional Integrado (PRI); Repercussões das políticas nacionais e controle da Hanseníase, entre outras. 

Confira a programação completa no link: [url=http://www.even3.com.br/iimostracientifica/]http://www.even3.com.br/iimostracientifica/[/url]

Escola de Saúde Pública
Criada em 2019 pelo Governo do Maranhão, a Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (SSP/MA) “Dra. Maria Nazareth Ramos de Neiva”, localizada na Rua da Estrela, em São Luís, tem a função de promover a formação, o desenvolvimento e a pesquisa, de caráter científico e tecnológico, destinados a garantir a eficácia e a qualidade dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A ESP possui três cursos de pós-graduações, sendo eles em Saúde Materno-Infantil, Saúde Mental e Atenção Psicossocial e Gestão em Saúde, com um total de 390 alunos inscritos nas pós-graduações.

Atualmente, a ESP acompanha 11 Programas de Residência Médica e cinco de Residência Multiprofissional distribuídos nas cidades de São Luís, Imperatriz e Caxias. Os programas atendem a 119 profissionais das seguintes áreas: Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Serviço Social, Farmácia, Psicologia e Medicina. A unidade já acompanhou mais de 400 pesquisas desenvolvidas na Rede de Saúde do Estaduais e mais de 40 turmas de qualificação e aperfeiçoamento, com mais de 17.000 alunos em estágio na Rede estadual de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário