quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Infectologistas defendem fortalecer cobertura das 3ª e 4ª doses e criticam 5ª dose

 


O município de São Luís começou a aplicação da 5ª dose para públicos mais amplos, a exemplo de outras cidades brasileiras, que recomenda para todos os adultos, nesta quarta-feira (16). Diante da nova onda alguns países decidiram ampliar a indicação da 5ª dose.

Porém, médicos ouvidos pelo portal, defendem que o ideal seria aumentar as coberturas com a 3ª e a 4ª injeção, uma vez que a 5ª dose é restrita a imunossuprimidos, como pacientes oncológicos ou transplantados.

Eudes Simões, infectologista e professor de medicina da Universidade Federal do Maranhão, explicou que o esquema básico para a população geral são de apenas duas doses, mais duas de reforço, totalizando quatro injeções. Para pessoas imunossuprimidas é considerado com três doses, mais duas de reforço, totalizando cinco.

“O ideal seria que nós tivéssemos uma quinta dose com as vacinas bivalentes para pacientes imunossuprimidos. O mais importante seria garantir que a população tenha feito as doses de reforço. Estamos com a cobertura vacinal muito baixa para 3ª dose e muito mais baixa para 4ª dose. Poucas pessoas procuraram essas vacinas. O mais importante seria atualizar essas doses de reforço”, explicou.

Atualmente, a cobertura vacinal para a 3ª dose de vacina contra a COVID-19 no Maranhão é de 40,16% na faixa etária de 12 anos ou mais, e para a 4ª dose de vacina contra a COVID-19 é de 12,33% na faixa etária de 18 anos ou mais.

A proporção de crianças imunizadas com ao menos uma dose também é considerada baixa: de apenas 38,03%, na faixa etária de 3 até 11 anos. Outras recomendações dos especialistas, sobretudo para grupos mais vulneráveis, é usar máscaras em ambientes fechados e evitar contato em caso de sintomas gripais.

Recomendações

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão informou que, desde julho deste ano, foi aprovada a aplicação da terceira dose de reforço (5ª dose) para todas as pessoas de 18 anos de idade imunocomprometidos que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única), independente do imunizante utilizado nos reforços anteriores e tenham tomado a segunda dose de reforço há pelo menos quatro meses.

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Maranhão confirmou que não há orientação para os municípios aplicarem a 5ª dose para a população em geral, só para imunodeprimidos sob avaliação clínica.

Bernardo Wittlin, infectologista do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), também defende priorizar a 3ª e 4ª doses. “Se a gente tiver que eleger aqui uma prioridade, certamente, será aumentar a cobertura vacinal daqueles que sequer tiveram seu esquema completo e não tomaram a 3ª e a 4ª dose. Essas pessoas são as mais vulneráveis, pois se forem infectadas pelo vírus podem desenvolver formas graves da Covid-19”, finaliza.


Fonte: difusoraon

Nenhum comentário:

Postar um comentário