sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Miudinhas da Semana


Ponte vistoriada

A semana começou com uma ação importante do governo do Maranhão: uma vistoria técnica na parte estrutural da Ponte José Sarney, que interliga a região central de São Luís ao bairro São Francisco. O objetivo da ação é realizar um diagnóstico completo da situação da ponte.


Vacinação

O Maranhão já conta com o primeiro lote de vacinas Pfizer Baby. São 40 mil doses para a vacinação contra a covid-19 em crianças de seis meses a dois anos de idade. Aproximadamente 13 mil crianças serão vacinadas na fase inicial.


R$ 25 milhões na saúde e educação

Por falar em saúde...o governador do Maranhão, Carlos Brandão, informou que a bancada maranhense no Congresso Nacional vai destinar R$ 25 milhões para o custeio da estrutura de saúde pública do Maranhão e para o início das obras do Centro de Convenções da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).


Brandão e Lula

E falando no governador... Brandão esteve esta semana em Brasília acompanhando o processo de transição do governo de Jair Bolsonaro para o de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito do país. O governador reeleito levou o Maranhão para a pauta do encontro.


O Maranhão cresce

Segundo dados do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), publicados no Boletim de Conjuntura Econômica Maranhense referente ao segundo trimestre de 2022, o Maranhão deve crescer economicamente 2,6% em 2022. A agropecuária do estado deverá crescer 3,7% no ano - já no setor de Serviços, a estimativa é de alta de 3,0% em 2022.


Acessibilidade

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) iniciou o funcionamento do Núcleo Pró-Inclusão, que realiza atendimento especializado a consumidores com deficiência. O atendimento presencial ocorre na unidade Viva/Procon da Beira-Mar e o núcleo também funciona virtualmente, pelo site do instituto.


Adote um Casarão

Outra importante ação do governo do Estado será a entrega de mais dois prédios revitalizados no Centro Histórico de São Luís, no primeiro semestre de 2023. As intervenções fazem parte do programa “Adote um Casarão” e visa que nesses locais sejam realizadas atividades de promoção do desenvolvimento sustentável do Centro Histórico.


+ Moradia

Nos próximos dias, o governo entrega, também, mais de 100 casas para dezenas de famílias do município de Milagres do Maranhão, localizado na Região do Delta do Parnaíba. A solenidade de entrega ocorrerá no povoado Placa dos Tucuns.


100% presencial, 100% de sucesso

Ao longo desta semana, o governo do Estado tem realizado a 17ª Semana do Teatro no Maranhão - e com bastante êxito: 100% presencial, o evento tem registrado alto índice de público, que retorna ao tradicional Teatro Arthur Azevedo para acompanhar grandes atrações culturais.


Oportunidades

 - Inscrições abertas para participar da 12ª edição do Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses, que ocorrerá no dia 25 de novembro, nos jardins da Biblioteca Pública Benedito Leite;

 - Até o final de novembro, será lançado um edital para a nova edição do programa Trilhas Inova, que investe na qualificação de jovens em Programação (Full Stack), Design e Experiência do Usuário e Ciência de Dados. Fique atento!;


Miudinhas

 - A estudante do curso técnico em Serviços Jurídicos do Instituto Estadual de Ciência e Tecnologia do Maranhão – Iema Pleno Bacabal, Maylane Sousa, representará o Maranhão no programa Jovens Embaixadores, em 2023. A jovem foi uma das 50 estudantes selecionadas para o programa;

 - Uma parceria entre o governo do Maranhão e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) - agência da Organização das Nações Unidas (ONU) - vai garantir que cerca de 80 mil pessoas de 37 municípios maranhenses sejam beneficiadas com uma ação que concilia redução da desigualdade no campo e consciência ambiental;

 - É do Maranhão! O Porto do Itaqui levou o primeiro lugar no prêmio CIDESPORT de Porto Público com Maior Número de Certificações ISO, concedido pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de Valência – Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário