terça-feira, 29 de novembro de 2022

PDT e PSB avançam em aliança que mira Câmara e eleições municipais

 


O PDT e o PSB avançaram em uma aliança após uma reunião entre os dirigentes Carlos Lupi e Carlos Siqueira. Os partidos deverão formar um bloco na Câmara dos Deputados e compor uma ampla aliança nas eleições municipais de 2024.

Em cidades estratégicas, o PDT deverá indicar o candidato a prefeito e o PSB a vice. E vice-versa.

No Maranhão, o PSB é liderado pelo senador eleito Flávio Dino e o governador Carlos Brandão. Já o PDT é comandado pelo senador Weverton.

O bloco partidário tem o objetivo de fazer com que, juntas, as siglas possam pleitear postos mais relevantes na mesa diretora. As siglas saíram enfraquecidas após as eleições deste ano. Atualmente com 23 deputados, o PSB elegeu 14 para a legislatura que se iniciará no ano que vem. Já os pedetistas caíram de 19 para 17.

Para além do bloco partidário, há pessoas influentes em ambos os partidos que defendem até mesmo a fusão entre PSB e PDT.

Procurados, tanto Lupi quanto Siqueira afirmam que não chegaram a conversar sobre fusão. Outra possibilidade, mais concreta, é a de que socialistas e pedetistas formalizem uma federação na Câmara, o que é considerado um passo além da já encaminhada formação de bloco partidário. 


Fonte: Metrópoles

Um comentário:

  1. O PSB não é o novo partido do governador Brandão? Ficaria estranha uma aliança em nível nacional dessas siglas, levando-se em conta que no Ma o governador do PSB virou adversário do mandatário do PDT no Maranhão, Weverton Rocha. Para mim tanto faz, não voto em políticos dessas legendas.

    ResponderExcluir