quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Prefeitura de São Luís libera vacinação da 5ª dose contra a Covid-19, mas autoridades alertam para cuidados

 


As informações repassadas pela Prefeitura dão conta que São Luís é a primeira capital brasileira a aplicar a 5ª dose da vacina contra a Covid-19. A vacinação teve início nesta quarta-feira (16), em todos os postos e unidades de saúde do município, após anúncio feito pelo prefeito Eduardo Braide em suas redes sociais.

"A luta contra Covid não acabou, a partir desta quarta (16), já está liberada a 5ª dose para quem tem 18 anos ou mais e tomou a última dose de reforço há pelo menos seis meses. Não vamos baixar a guarda. As doses de reforço seguem em nossos pontos de vacinação.”, disse Braide.

“São Luís é a primeira capital a liberar a quinta dose contra a Covid. A determinação do prefeito Eduardo Braide é que a gente siga trabalhando para que as pessoas tomem suas vacinas, completando seu esquema vacinal. Por isso, tomamos essa decisão de disponibilizar todas as doses nas unidades básicas de saúde, e no Shopping São Luís, então, as doses estão disponíveis para todos que precisam tomar a quinta dose, bem como para os que ainda precisam tomar a segunda, terceira e assim por diante. Temos 58 unidades de saúde que estão com as vacinas disponíveis além do ponto que foi montado no São Luís Shopping”, relatou o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

A Prefeitura de São Luís parece ter boa vontade com a iniciativa, mas há algumas ponderações a serem feitas. 

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão informou que, desde julho deste ano, foi aprovada a aplicação da terceira dose de reforço (5ª dose) para todas as pessoas de 18 anos de idade imunocomprometidos que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única), independentemente do imunizante utilizado nos reforços anteriores e tenham tomado a segunda dose de reforço há pelo menos quatro meses.

Eduardo Braide confirmou que a vacinação será para pessoas acima de 18 anos indiscriminadamente.

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Maranhão confirmou que não há orientação para os municípios aplicarem a 5ª dose para a população em geral, só para imunodeprimidos sob avaliação clínica.

O Blog Eduardo Ericeira entrou em contato também com profissionais da área da saúde, especialmente médicos infectologistas e epidemiologistas, que possuem respaldo e conhecimento para falar sobre o assunto. Todos, sem exceção, demonstraram preocupação com essa liberação por parte da Prefeitura de São Luís.

Uma das médicas, a respeito do assunto, disse o seguinte:

"Acho que em termos individuais possa ter alguma vantagem. Mas em termos de saúde pública aparentemente não tem evidências que essa medida deva ser tomada nesse momento. Normalmente seria recomendado antes do aumento substancial dos casos, das hospitalizações e das mortes, com o objetivo de evitar internações e mortes. Esse tipo de discussão deve se restringir a foros de secretarias de saúde e sociedades médicas. Quem deveria definir esse tipo de recomendação seria o Ministério da Saúde após discutir as evidências científicas apresentadas pelos técnicos e consultores", relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário