quinta-feira, 3 de novembro de 2022

PT escala 8 parlamentares para iniciar diálogo com o Congresso

 


Para a reunião que discutirá, nesta quinta-feira (3), o Orçamento de 2023, o PT escalou oito parlamentares para iniciar a interlocução com o Congresso ao lado do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. O encontro será feito com o relator-geral do Projeto de Lei Orçamentária Anual, o senador Marcelo Castro (MDB-PI). 

Alckmin irá liderar a conversa e estarão presentes também: o senador eleito Wellington Dias (PT-PI), além dos parlamentares Paulo Rocha (PT-PA), Jean Paul Prates (PT-RN) e Fabiano Contarato (PT-ES). Os deputados Reginaldo Lopes (PT-MG), Enio Verri (PT-PR), Rui Falcão (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS) também participarão do encontro. Há a previsão, ainda, da participação do ex-ministro Aloizio Mercadante. 

O encontro também marca o início da interlocução do governo eleito com o Congresso. A relação com a Câmara e o Senado é apontada como um desafio, uma vez que o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, conseguiu fazer as duas maiores bancadas das duas Casas. Mas, há dentro do PT, a avaliação de que apenas uma minoria dos integrantes da legenda não daria abertura para o diálogo com os petistas. 

O PT já faz uma análise dos parlamentares do PL, principalmente na Câmara. “Existem uns 20 que são raiz e 80 que são nutella”, disse um petista, em alusão ao meme que ficou famoso na internet, para indicar que parte dos integrantes do PL estaria mais próxima de um posicionamento de “centro” e que, assim, seria possível estabelecer uma articulação. A bancada da sigla será de 99 deputados federais na próxima legislatura.

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 foi enviado pelo atual governo com a previsão, por exemplo, de que o valor do Auxílio Brasil será de R$400 e não de R$600, como está definido até dezembro deste ano. O valor ampliado do benefício social foi possibilitado após aprovação, em julho, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Benefícios, validada pelo Congresso e promulgada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário