sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Sessão da Câmara de São Luís tem troca de empurrões e dedo na cara entre vereadores

 


Uma sessão da Câmara de Vereadores de São Luís, acabou em agressão após o vereador Raimundo Penha (PDT) se irritar com Astro de Ogum (PCdoB), nessa quinta-feira (24).

Em vídeo que circula nas redes sociais, o vereador Raimundo Penha discute com Astro, que favorável a uma nova convocação dos secretários municipais Enéas Fernandes (Governo), Simão Cirineu (Planejamento), José Azzolini (Fazenda) e Joel Nunes (Saúde) para explicarem questões relacionadas a liberação de emendas.

Raimundo Penha como presidente da Comissão de Constituição e Justiça tentou barrar a nova convocatória. No entanto, o presidente da Câmara definiu que os quatro secretários seriam reconvocados na próxima segunda-feira (28).

Foi aí que Penha e Ogum trocaram empurrões e precisaram ser contidos pelos seguranças da casa.

Emendas impositivas

As emendas parlamentares impositivas são a parte do orçamento público, cuja aplicação é feita pelo Executivo municipal e indicada pelos vereadores. Recebem esse nome porque são realizadas por meio de emendas ao projeto de lei orçamentária, que é votado anualmente pelos parlamentares para o ano seguinte. Assim, cada vereador pode indicar ações, projetos e obras que o governo é obrigado a executar.

O instrumento tem previsão constitucional no parágrafo 9º do artigo 118 da Lei Orgânica do Município, que também garante 1,2% da receita corrente líquida prevista no projeto orçamentário a obras propostas pelos vereadores. A norma determina ainda que 1/5 (um quinto) do valor total aprovado deve ser destinado a ações e serviços públicos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário