quinta-feira, 3 de novembro de 2022

TCU descarta possibilidade e fraudes nas eleições de 2022

 


O Tribunal de Contas da União (TCU), após análise, não encontrou nenhuma divergência nos boletins de urna, tanto no primeiro turno como no segundo das eleições deste ano. Os 54 auditores concursados do TCU coletaram 604 Boletins de Urna em seções eleitorais dos 26 Estados e do Distrito Federal. Foram selecionados um mínimo de 20 boletins em cada Unidade da Federação (UF).

Assim como ocorreu no primeiro turno, os documentos foram compartilhados com a equipe de plantão em Brasília, que fez a conferência com os boletins divulgados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), simultaneamente à totalização dos votos.

O trabalho de verificação faz parte da 5ª etapa da auditoria do sistema eletrônico de votação brasileiro. No primeiro turno, o TCU coletou e analisou 559 boletins no dia da eleição. Os auditores analisaram amostra de 4.161 boletins de seções eleitorais, selecionadas aleatoriamente por sorteio realizado no dia 4 de outubro, e entregues fisicamente pelo TSE. Cerca de 5,8 milhões de informações foram comparadas e nenhuma divergência foi encontrada. O resultado da auditoria pode ser conferido no Painel de Avaliação da Integridade dos Boletins de Urna, criado pelo TCU para dar transparência e publicidade ao trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário