sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Vídeo: curto circuito na feira do João Paulo


Um curto circuito foi registrado na tarde desta quinta-feira (3), na feira do João Paulo, em São Luís. A responsabilidade de administração das feiras e mercados é da Prefeitura de São Luís.

Por sorte, ninguém teria ficado ferido, mas uma situação como esta coloca em risco feirantes e consumidores e mostra o descaso por parte da gestão Eduardo Braide com feiras e mercados da cidade. Risco de choque elétrico, risco de incêndio e risco a vida das pessoas que trabalham ou frequentam o local.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foi acionada para conter o princípio de incêndio. Chegando ao local constataram que um curto circuito nas fiações elétricas dos boxes, que abastecem a feira, teria ocasionado o acidente.

Uma equipe da Equatorial foi chamada para fazer o corte de energia da chave geral da feira, para que as chamas fossem contidas pelos Bombeiros.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar afirmou que não houve vítimas e o prédio ficou preservado.

Leia a nota na íntegra:

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) informa que foi acionado para o atendimento de uma ocorrência de incêndio, na tarde desta quinta-feira (03), na feira do João Paulo.

Na chegada ao local, a equipe do CBM observou que havia um princípio de incêndio nas fiações elétricas que abasteciam os boxes da feira. No primeiro momento, foi realizado o corte da chave geral, no entanto, como o local ainda permanecia energizado, uma Equipe da Equatorial foi acionada. Em paralelo a essa ação, foi realizado o estabelecimento de uma linha de mangueira com alta pressão para o combate, tendo em vista o risco iminente de propagação do incêndio na estrutura física da edificação. Após a chegada da Equatorial no local, o combate foi efetivamente finalizado. Não houve vítimas e a estrutura da edificação foi preservada.

NOTA SEMAPA

Sobre o princípio de incêndio registrado no Mercado Municipal do João Paulo, na última quinta-feira (3), a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) informa que não houve vítimas e que a estrutura física da edificação foi preservada. Uma equipe técnica da Semapa está acompanhando o fato e, no local, estão sendo realizados trabalhos de conscientização para evitar a prática de ligações clandestinas para segurança de feirantes e clientes.

A Semapa esclarece que o princípio de incêndio se deu entre o poste e o medidor, área de responsabilidade da empresa de energia, nas instalações externas. A rede de energia dentro dos boxes e da feira, responsabilidade da Secretaria, permanece intacta. Tão logo foi identificada a ocorrência, a administração do mercado entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e a empresa de energia Equatorial para sanar o incidente.

A Secretaria ressalta que está executando uma série de obras de requalificação nos mercados municipais. Entre os mercados requalificados, estão: Monte Castelo, Vila Bacanga, São Francisco, Cohab, Santo Antônio e Bom Jesus, e o mercado do São Cristóvão,  que foi totalmente requalificado pela gestão. Ainda está em obras, o mercado do João Paulo. 

Ainda como parte das ações voltadas para mercados é realizada a formação continuada dos feirantes por meio do programa Qualifica Feiras e Mercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário