sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Carlos Brandão prestigia a posse de Flávio Dino como novo imortal da Academia Maranhense de Letras

 


O governador do Maranhão, Carlos Brandão, prestigiou, na noite de quinta-feira (1º), a cerimônia de posse do ex-governador e senador eleito, Flávio Dino, na Academia Maranhense de Letras. A sessão solene de posse foi realizada na sede da AML, em São Luís, e contou a presença de escritores, intelectuais e artistas maranhenses. 

O novo imortal ocupa a cadeira nº 32, que anteriormente pertencia ao pai do ex-governador, o intelectual Sálvio Dino, que faleceu em agosto de 2020, vítima da Covid-19. Dino foieleito no dia 21 de outubro de 2021 para a cadeira que tem como patrono Vespasiano Ramos. 

Para o governador Carlos Brandão, a AML só tem ganhar com a chegada do novo imortal Flávio Dino, pela sua ampla atuação como intelectual e homem do conhecimento.

“A Academia Maranhense de Letras só tem a ganhar com a chegada de seu novo membro, Flávio Dino, ocupando a cadeira 32. É uma pessoa que tem uma vasta experiência e conhece profundamente o Maranhão e seu povo. Além de possuir grande conhecimento e relevante contribuição para a literatura maranhense. Então, hoje, com certeza, é uma data muito simbólica”, avalia Brandão.


Perfil do imortal

Flávio Dino tem artigos publicados em periódicos regionais e nacionais, como Jornal Pequeno, O Imparcial, O Estado do Maranhão, Folha de São Paulo, O Globo, Valor Econômico, Estado de São Paulo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense.

Como autor, Flávio Dino publicou os livros “Medidas provisórias no Brasil; origem, evolução e Novo Regime Constitucional” e “O poder, o controle social e o orçamento público”. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tem mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é professor do curso de Direito da UFMA e da Universidade de Brasília (UnB).

Dino foi ainda juiz federal por 12 anos, presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe) e foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também foi presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Exerceu o mandato de deputado federal e foi eleito por duas vezes governador do Maranhão.

Nas eleições de 2022, elegeu-se senador da República. Atualmente, coordena os trabalhos de Justiça e Segurança Pública, na equipe de transição governamental do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Dino agradeceu a oportunidade de integrar essa instituição cultural, especialmente por ocupar o lugar que antes fora do seu pai, seu maior incentivador para o mundo das letras e também da política.    

“A Academia Maranhense de Letras é uma instituição cultural de enorme relevância, portanto, é um momento muito emocionante integrá-la pelo seu significado de guarda, referência daquilo que o povo o Maranhão tem de melhor que é sua cultura. Neste caso, há ainda esse elemento essencial que é ter a honra ao qual eu agradeço aos membros da Academia de suceder exatamente o meu amado e estimado pai, referência fundamental da minha vida, que me ensinou o gosto pelos livros, o gosto pela política e a amar e respeitar o Maranhão e todos os cidadão e cidadãs”, sublinhou Dino.  

O ex-governador entra, agora, para o panteão onde, hoje, figuram nomes como o do violonista Turíbio Santos; o jornalista e teatrólogo Américo Azevedo Neto e o ex-presidente José Sarney, entre outros imortais.

O presidente da AML, Lourival Serejo falou sobre o novo integrante da AML. “Dino é uma autoridade nacional. Possuidor de uma inteligência notável, conhecimento jurídico reconhecido em todo o país e um cidadão maranhense de respeito. Filho de outro intelectual, Sálvio Dino, o Flávio tem uma bagagem literária e juridicamente literária que justifica ele estar aqui”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário