sábado, 3 de dezembro de 2022

Governo capacita profissionais para área de atendimento ao queimado do Hospital da Ilha

 


Profissionais de saúde do Hospital da Ilha, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participam, até sábado (3), do curso de atendimento ao queimado, na Escola de Saúde Pública do Maranhão. Os profissionais capacitados atuarão na Unidade de Tratamentos de Queimados do que será implantada no Hospital da Ilha.


Participaram também do treinamento técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) como do Departamento de Alta Complexidade e a Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde da SES, além de profissionais da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). O treinamento foi ministrado por profissionais da Sociedade Brasileira de Queimados. A capacitação iniciou na sexta-feira (2). 


"Extremamente importante porque antes de estruturar um setor de Queimados, é necessário que a equipe multiprofissional e multidisciplinar seja treinada, como está sendo feito aqui no Maranhão. É preciso que se entenda que o paciente queimado é um paciente diferente, ele é um paciente de trauma, mas também tem uma especificidade e toda a equipe deve ter essa visão diferente desse paciente diferente. O curso garante a normatização para as primeiras 48 horas de atendimento e isso muda o prognóstico do paciente. Quanto melhor o centro tiver estrutura para fazer esse primeiro atendimento, o paciente terá menos sequelas, e portanto, sobreviverá mais. Dessa forma, o Maranhão está de parabéns", pontuou a Enfª Dra. Elza Hiromi Tokushima Anami.


Além da enfermeira Elza Hiromi, o curso foi ministrado também pela Fisioterapeuta Dra. Edna Yukimi Itakussu e os médicos José Adorno (médico-cirurgião plástico) e Mário Frattini Gonçalves Ramos (médico-clínico). "Um curso de seis anos de medicina, por exemplo, você tem uma hora de aula de queimaduras e é muito pouco. A demanda é muito grande no Brasil e o serviço de saúde atende com frequência pacientes queimados. Este curso traz detalhes, particularidades da queimadura; além da explicação dos vários tipos, informações relevantes de como que é a abordagem a esses pacientes. Logicamente com esse treinamento os profissionais de saúde estarão aptos a atender com qualidade os pacientes queimados", ponderou.


Na sexta-feira (2), pela manhã, o primeiro dia da capacitação teórica aconteceu na Escola de Saúde Pública do Maranhão, e a tarde houve uma visita ao Hospital da Ilha. Neste sábado (3), o treinamento teórico/prático foi sediado nas dependências na Escola de Saúde Pública, no Centro. 


"Um avanço muito importante para o Maranhão. O Governo juntamente com a Emserh e SES estão proporcionado a sociedade maranhense um ambiente apropriado para pacientes queimados. Estamos com a Sociedade Brasileira de Queimados e é bom que se entenda a magnitude desse projeto, são UTIs próprias para atendimento de Queimados, não são meramente leitos de enfermaria e UTI, são apropriados, equipados para o atendimento correto", ressaltou o diretor Clínico do Hospital da Ilha, Cláudio Revil. 


“Estou muito feliz em poder participar desse início de treinamento da equipe multiprofissional da equipe de queimados do Hospital da Ilha. Essa inauguração é aguardada por muito tempo. Entendo a importância dele para região, porque não existe um tratamento específico, portanto, o Maranhão está dando um passo gigantesco no sentido de oferecer tratamento com qualidade para pacientes que sofrem queimaduras. Tenho certeza de que isso vai mudar o perfil epidemiológico de pacientes queimados no estado”, reforçou o médico José Adorno, ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Queimados.


Para o presidente da Emserh, Marcello Duailibe, o Estado do Maranhão está dando um grande passo em formar o primeiro centro de queimados. “Teremos um grande centro de queimados em breve no Hospital da Ilha. A equipe que está participando do treinamento está bastante motivada.  A Emserh está focada em contribuir no processo de formação, qualificação e treinamento de seus profissionais” frisou Marcello Duailibe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário