quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Governo do Maranhão avança na saúde com a entrega de importantes equipamentos e ampliação de serviços


Neste ano de 2022, a saúde do Maranhão manteve o significativo crescimento na entrega de equipamentos e aumento no número de serviços oferecidos à população. O Hospital da Ilha, a Clínica Sorrir, as Policlínicas - tanto na capital quanto no interior -, o Socorrão de Imperatriz, e a ampliação do setor de hemodiálise concretizam o compromisso do Governo em oportunizar o acesso à saúde a todos os maranhenses.

Inaugurado em 1º de abril, o Hospital da Ilha realizou 107.172 procedimentos, entre consultas, cirurgias, serviços de diagnóstico por imagem em laboratório e internações. Mais de R$1,5 mi foi investido na construção do hospital.


A Clínica Sorrir chegou ao município de Caxias, contabilizando 23.225 atendimentos, entre consultas, procedimentos e serviço diagnóstico terapêutico. 

Neste cenário relevante de avanços na saúde, o governador Carlos Brandão ratificou o seu compromisso de levar para mais municípios os serviços públicos estaduais de saúde. “É um direito humano ter acesso a saúde pública de qualidade. Como gestor, garanto que 2023 será um ano de mais avanços que irão refletir na garantia da saúde do maranhense”, afirmou Brandão.


Este ano, o Governo do Maranhão também inaugurou os Hospitais Regionais de Barra do Corda, São Mateus e de Açailândia; o Hospital de Traumatologia e Ortopedia de Caxias; o Hospital da Criança de Presidente Médici; e a Maternidade de Paço do Lumiar.


Policlínicas

Mais consultas e exames perto de casa. Esse é um dos objetivos das Policlínicas instaladas pelo Governo do Maranhão em diversas regiões do estado. As unidades de São Bento, Codó, Caxias, Coroadinho, e Policlínica da Criança (em São Luís) registraram mais de 320 mil atendimentos entre consultas e exames.


Hemodiálise

O serviço de hemodiálise do Hospital Regional de Chapadinha realizou 12.950 sessões em pacientes renais crônicos; foram 128 pacientes atendidos. O hospital possui 15 máquinas e capacidade de atendimento de 90 pacientes por mês. No último mês, houve uma ampliação com a chegada de mais sete poltronas, o que permitiu o aumento da capacidade para mais 42 pacientes. Agora são 21 poltronas e capacidade de 132 pacientes por mês.

Já em Carutapera, no Hospital Regional, foram feitas 561 sessões de hemodiálise em pacientes renais crônicos. Atualmente, seis pacientes estão em atendimento. A unidade possui três máquinas e capacidade de atendimento de 54 pacientes por mês.

O Centro de Hemodiálise na cidade de Presidente Dutra possui 13 máquinas e 33 pacientes em tratamento. O serviço garantiu 4.508 sessões e tem capacidade para atender 78 pacientes.

"O Governo do Maranhão tem feito uma revolução na área da saúde. A expansão realizada este ano alcança muitas pessoas que, pela primeira vez, são assistidas nos serviços de média ou alta complexidade. Pensar em saúde é pensar nos maranhenses dependentes do SUS e como agora terão tratamento especializado mais perto da sua cidade de residência", ressaltou o secretário de Estado da Saúde (SES), Tiago Fernandes. 


Imperatriz

A Região Tocantina recebe a construção do Novo Socorrão, na cidade de Imperatriz. Serão 17 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 62 mil metros quadrados, o que possibilita uma futura expansão, caso haja necessidade. Com 131 leitos sendo erguidos ao lado do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, o complexo de saúde vai desafogar a urgência e emergência de Imperatriz e cidades vizinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário