segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Governo inicia atendimento do Ambulatório Pediátrico de Síndromes Gripais no Hospital da Ilha

O Governo do Estado continua expandindo a assistência aos pacientes com sintomas gripais. A rede estadual já oferece os ambulatórios e Centros de Testagem no Hospital Dr. Genésio Rêgo e na Policlínica do Coroadinho. Nesta segunda-feira (5), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ampliou a assistência para o público infantil com a abertura do Ambulatório Pediátrico de Síndromes Gripais para casos leves, no Hospital da Ilha, para o público com até 14 anos.


O secretário Tiago Fernandes e o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, acompanharam o primeiro dia de atendimento. “O Maranhão sempre foi referência na assistência à saúde com relação à Covid-19 e, por determinação do governador Carlos Brandão, o Hospital da Ilha passa a oferecer o serviço de Ambulatório Pediátrico para as nossas crianças que apresentarem sintomas de síndromes gripais”, afirmou o secretário de Estado da Saúde. 


Com sintomas gripais, o primeiro paciente do ambulatório foi o João Victor, de 14 anos. De acordo com a sua mãe, Jeniffer Carvalho, o atendimento foi rápido e necessário para descartar a suspeita de infecção por Covid-19.


“É sempre melhor prevenir do que remediar, por isso viemos hoje até o Ambulatório Pediátrico de Síndromes Gripais fazer o teste para saber se o quadro dele é de Covid-19 ou não. Esse ambulatório será muito importante para o atendimento das crianças, pois aqui tem um atendimento especializado para elas”, comentou Jeniffer Carvalho.


Quem esteve acompanhando também a abertura do Ambulatório Pediátrico de Síndromes Gripais para casos leves, no Hospital da Ilha, para o público com até 14 anos, foi o Presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe.


"O ambulatório pediátrico para síndromes gripais leves no Hospital da Ilha, no Turu, já está funcionando! Acompanhei de perto hoje ao lado do secretário de saúde Tiago Fernandes, a abertura do setor, que vai atender crianças de até 14 anos, com testagem e consulta, se necessário. Funcionamento de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. Atenção, pais: importante levar documento oficial com foto e cartão do SUS. Nossas crianças seguem tendo nossos melhores cuidados!", reforçou.


O diretor clínico do Hospital da Ilha, Cláudio Revil, explicou o fluxo montado para atendimento no novo serviço. “O Ambulatório funciona em um setor do Bloco A, onde estamos acolhendo as crianças que por ventura apresentem sintomas gripais leves. Aqui a criança é acolhida, testada e avaliada por um médico pediatra. Este ambulatório fica totalmente isolado dos demais setores do hospital para que não haja cruzamento entre profissionais e pacientes”, afirmou.


O funcionamento do ambulatório é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e não há necessidade de agendamento.


Desde o início da pandemia da Covid-19, o Maranhão notificou 29,781 casos positivos em crianças de 0 a 14 anos. Com o início da vacinação em janeiro, o estado apresentou uma queda entre os novos casos confirmados nessa faixa etária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário