sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Governo orienta municípios sobre reforço das ações de multivacinação

 


Integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizaram, nesta quinta-feira (1º), a última reunião ordinária de 2022. Dentre os principais assuntos discutidos entre representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e das Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão, estiveram o panorama atual do cenário epidemiológico no estado e a importância da continuidade da campanha de multivacinação.


Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, o monitoramento do cenário da Covid-19 é constante, assim como a análise das semanas epidemiológicas e as reuniões com as equipes técnicas do estado e com o Centro de Operações de Emergência (COE).

“É importante destacar que vivemos atualmente um momento de estabilidade. Intensificamos as ações de vacinação e de testagem, com novos pontos para que a população seja atendida. Além disso, distribuímos cerca de 250 mil testes aos municípios para que os mesmos também ofereçam a testagem”, esclareceu Tiago Fernandes. 

O secretário Tiago Fernandes destacou ainda a importância do trabalho da Atenção Primária no atendimento aos casos de síndromes gripais leves para que as Unidades de Urgência e Emergências não fiquem sobrecarregadas. 

“Nesse papel, os municípios têm uma importância fundamental para conseguirmos evitar situações de superlotação nas portas de entrada das Unidades de Urgência e Emergência. Por isso, deve-se criar uma logística de forma satisfatória tanto na gestão estadual quanto na gestão municipal”, pontuou.  


Durante a reunião, os municípios também foram convocados a participarem do Dia D de Multivacinação, que será realizado no dia 10 de dezembro em todo o Maranhão. E, até a data, intensificar o processo de informação da população para a importância da vacinação e da ampliação da cobertura vacinal. 

Ambulatório Pediátrico

O Governo continua expandindo a assistência aos pacientes com sintomas gripais. A rede estadual já dispõe de ambulatórios e centro de testagem para o público adulto e agora amplia a assistência para o público infantil. O governador Carlos Brandão tuitou e o secretário Tiago Fernandes anunciou durante a CIB a abertura do Ambulatório Pediátrico de Síndromes Gripais para casos leves, no Hospital da Ilha, para crianças com até 14 anos.

O funcionamento do ambulatório será de segunda a sexta, das 8h às 17h, onde os pacientes passarão pela triagem, testagem e consulta. O atendimento não exige agendamento prévio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário