sábado, 3 de dezembro de 2022

Miudinhas da Semana


Entregas em Parnarama

A semana começou com a Escola Municipal Cloves Campelo do Bonfim inaugurada em Parnarama - unidade que foi mobiliada pelo governo do Maranhão. Também na cidade, a gestão estadual entregou motores para canoa artesanal e kits esportivos.


Redução de gastos

Um dos anúncios mais importantes feito pelo governador Carlos Brandão foi o da economia no orçamento estadual, com a redução de valores em contratações, sem prejuízo à realização de serviços públicos. A medida visa não comprometer a eficiência do Estado e atender o interesse público com o menor gasto possível.


Mais de 40 mil novas vagas

De janeiro a outubro deste ano, o Maranhão gerou 44.100 novos postos de trabalho: a maior alta proporcional da região Nordeste e a sexta maior do país (8,40%). Em outubro de 2022, o estado registrou seu décimo resultado positivo consecutivo no ano: 2.965 admissões líquidas. Os dados são do governo federal, por meio do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged).


Oportunidades

E por falar em vagas: foi lançado edital para o processo seletivo do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). No total, são 5.355 vagas, mais cadastro de reserva, para os Cursos Técnicos de Ensino Médio em Tempo Integral e Integrado à Educação Profissional a serem ofertados no ano de 2023, em Iemas Plenos de 34 unidades existentes em todo o estado.


Então é Natal...

Outro lançamento que marcou a semana foi o do Natal do Maranhão 2022 - “O Maior da Nossa História”, que será aberto, oficialmente, neste sábado (3), a partir das 18h, com vasta programação na Praça Deodoro, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite. A programação natalina será realizada ao longo do mês, em bairros da capital e zona rural, e em diversas cidades maranhenses.


Prazo estendido

Atenção! O prazo de adesão às reduções de multas e juros de débitos de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e de Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD) foi prorrogado. E já pode anotar na agenda: o pagamento poderá ser feito até o dia 30 de dezembro.


Passagem de ferry mais barata

Redução de quase 20% no valor da passagem para viagens nos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe? Tem! Além da diminuição, o governo do Maranhão divulgou, também, o quadro atualizado dos horários das viagens (são 30 viagens por dia no Sistema de Transporte Aquaviário, das 3h às 22h50) e o novo cronograma de vendas antecipadas de passagens, via on-line e presencial.


Brandão prestigia Dino na AML

Na última quinta-feira (1º), o governador Carlos Brandão prestigiou a cerimônia de posse do ex-governador e senador eleito Flávio Dino, na Academia Maranhense de Letras. A sessão solene de posse foi realizada na sede da AML, em São Luís, e contou com a presença de escritores, intelectuais e artistas maranhenses. Dino, agora imortal, ocupa a cadeira nº 32, que anteriormente pertencia ao pai do ex-governador, o intelectual Sálvio Dino.


Miudinhas

O governo inaugurou mais uma obra de modernização no sistema prisional do estado: a Central de Monitoração Eletrônica da Região Tocantina, em Imperatriz;

Tem novo levantamento do Procon/MA sobre os preços de combustíveis. Na pesquisa, feita em São Luís, a gasolina comum com menor preço foi encontrada no Centro, vendida a R$ 4,68;

Foi prorrogada a campanha de vacinação contra febre aftosa. A nova data é até o dia 17 de dezembro;

E encerramos com o Maranhão em alta, mais uma vez: o Porto do Itaqui recebeu o Prêmio de Excelência da Indústria Portuária 2022 na categoria Desenvolvimento de Infraestrutura Portuária, concedido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), por meio da Comissão Interamericana de Portos e Delegação Latino-Americana da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA). Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário