quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

MOB divulga horários programados e vendas de passagens antecipadas de ferryboat


O Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), divulgou, nesta quarta-feira (30), o quadro atualizado de horário de viagens para os terminais da Ponta da Espera e do Cujupe, no Sistema de Serviço Público de Transporte Aquaviário Intermunicipal de Passageiros, Veículos e Cargas.

De acordo com o novo quadro de viagens, que começa a valer a partir do dia 1º de dezembro, serão realizadas 15 viagens diárias em ambos os terminais, totalizando 30 viagens por dia no Sistema de Transporte Aquaviário. As viagens variam das 3h às 22h50. O novo calendário já está disponível nas redes sociais e no site da MOB (www.mob.ma.gov.br).

De acordo com o presidente da MOB, Gilberto Lins Neto, a nova portaria está alinhada com a demanda dos usuários do Sistema Aquaviário. “Os novos horários programados, assim como o percentual de vendas antecipadas, foram definidos a partir de estudos e testes, bem como ouvindo a sugestões do público que utiliza os ferryboats. A MOB está de prontidão para ouvir toda a sociedade e colocar em prática o que for melhor para os maranhenses”, pontuou Gilberto Lins Neto.

Venda de passagem antecipada

Além do novo cronograma de horários, a MOB divulgou a Portaria nº 476/2022 com o novo cronograma de vendas antecipadas de passagens, via online e presencial. De acordo com a portaria, as operadoras estão autorizadas a realizar as vendas de passagens antecipadas. As vendas antecipadas terão um limite de até 90 dias a partir da data da compra.


Para adquirir uma passagem antecipada, o usuário terá duas opções: a primeira é adquirir a passagem nos terminais de passageiros (Ponta da Espera e Cujupe); a segunda é adquirir a passagem de forma online, por meio dos sites de cada empresa operadora cujos links estão disponíveis no site e na rede social da MOB (@mobmaranhao pelo Instagram).

Reajuste tarifário

A MOB também divulgou, nesta quarta-feira (30), uma nova portaria que começa a valer a partir do dia 1º de dezembro sobre o reajuste de tarifas. Vale pontuar que o Estado não realizava nenhum reajuste no Sistema Aquaviário desde 2018. A Portaria nº 477/2022 dispõe sobre o reajuste tarifário do Transporte Aquaviário de Passageiros, Cargas e Veículos na linha regular de travessia via ferryboat - Ponta da Espera (POE) em São Luís e Cujupe (CUJ) em Alcântara. 


Os novos valores podem ser consultados no Diário Oficial, assim como no site e nas redes sociais da MOB. Os reajustes variam de acordo com cada tipo de veículo. Na portaria, houve também uma redução na cobrança da passagem destinada para pedestres, uma redução de quase 20% no valor final.

“O reajuste tarifário vem da necessidade de assegurar o equilíbrio econômico-financeiro da prestação do serviço público, bem como a modicidade das tarifas, fomentando a eficiência das operações possibilitando novos investimentos, resguardando ainda a acessibilidade de todos os usuários ao transporte, conforme demonstra a redução do valor da passagem de pedestres”, pontuou o presidente da MOB, Gilberto Lins.

Hora Marcada

O serviço “Hora Marcada” possibilita o embarque nos ferrys em horário previamente agendado, evitando atrasos na viagem. Esta facilidade traz diversas vantagens aos usuários, como: compra antecipada do ticket de embarque pela internet e terminais; pagamento com cartão de crédito; planejamento prévio para a próxima viagem; reagendamento no período de 12 meses da compra, desde que realizado com antecedência de até 12 horas de embarque pretendido; acesso online ao cadastro para atualizá-lo, visualizar histórico de compras e realizar agendamentos e cancelamentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário