segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Natal do Maranhão promove geração de renda para microempreendedores

 


O espírito natalino tomou conta de São Luís, no último fim de semana, com o início da programação do Natal do Maranhão. A cerimônia de abertura do evento, promovido pelo Governo do Estado, ocorreu no sábado (3), na Praça Deodoro (em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite), às 18h, com a presença do governador Carlos Brandão e secretários de Estado. 

Quem também esteve presente foram os beneficiários do Mais Renda, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). No domingo (4), os beneficiários também estiveram na Praça Dom Pedro II (Palácio dos Leões). 

Na Praça Deodoro, os microempreendedores atendidos pelo programa ganharam um espaço exclusivo, com toda infraestrutura necessária para comercializarem seus lanches. E na Praça Dom Pedro II não foi diferente, a equipe de técnicos do programa forneceu todo o apoio para que os beneficiários pudessem trabalhar durante a programação do evento.


Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, a inserção desses trabalhadores em grandes eventos fortalece pequenos negócios. “Graças a preocupação do nosso governador Carlos Brandão, a presença do Mais Renda não podia faltar neste Natal. É mais uma ação que vem para impactar positivamente o orçamento familiar desses beneficiários, pois os possibilita a eles trabalharem em lugares de grande circulação”, afirmou.

Nos dois locais, os trabalhadores comercializam lanches como churrasquinho, pipoca, hambúrguer, macarronada, churros, sucos, refrigerantes e muitos outros tipos. Na Praça Deodoro, eles estarão presentes durante toda a semana, até o dia 23 deste mês, enquanto, na Praça Dom Pedro II, eles irão atuar de quinta-feira a domingo, dias que contam com as atrações natalinas da programação do Governo do Estado, a partir das 18h. 


A beneficiária Valdeliceda Silva, que ganhou do programa um carro de crepe, afirmou que está gostando muito de participar da programação. “Está neste Natal, para mim, é uma novidade. É minha primeira vez no Mais Renda e estou gostando muito do programa. É com a venda através do carrinho que estou conseguindo ter a renda que preciso para manter a casa e a família”, confessou ela. 


Assim como as festas de fim de ano, o Mais Renda trouxe renovação para a beneficiária Josélia dos Santos. “Antes de ser contemplada, eu estava desempregada e, graças ao Mais Renda, recomecei a trabalhar. Esse programa me deu oportunidade de conseguir o dinheiro para pagar contas atrasadas”, destacou. A beneficiária ainda comemorou pelo grande fluxo de clientes logo no primeiro dia.


Na oportunidade, o secretário Paulo Casé Fernandes ainda anunciou novidades para 2023. “Queremos expandir o Mais Renda e beneficiar trabalhadores de outros segmentos. Futuramente, iremos abrir inscrições para áreas como mecânico de motocicleta, técnico em refrigeração e fábrica de vassoura com aproveitamento de garrafas PET”, afirmou o secretário. 


Sobre o programa

O Programa Mais Renda foi instituído pelo Governo do Estado com o objetivo de oportunizar a inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da inserção e organização dos empreendimentos existentes na informalidade, buscando ampliar a renda desses trabalhadores.

Além da área de alimentação, o programa beneficia trabalhadores na área de corte e costura, cabeleireiro, manicure e confeitaria. Atualmente, já foram beneficiados mais de 5 mil maranhenses de 98 municípios, incluindo São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário