segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Responsáveis por mortes de crianças são condenados em Santa Inês

 


O juiz Raphael Leite Guedes, titular da 4ª Vara de Santa Inês, realizou nesta quinta-feira, 1º de dezembro, uma sessão do Tribunal do Júri na comarca. O julgamento teve como réus  Leandro Santos Rodrigues de Jesus e Danillo Cutrim Lima, que estavam sendo acusados da morte de duas crianças, em plena praça pública da cidade. O primeiro réu recebeu a pena de 21 anos e um mês de reclusão, a ser cumprida inicialmente, em regime fechado. Já o segundo réu recebeu a pena de 3 anos e dez meses de reclusão, a ser cumprida, inicialmente, em regime aberto.

Segundo apurado pela polícia sobre os crimes, em 22 de outubro de 2018, nas imediações da Praça Evaldo Cardoso, no bairro Vila Adelaide Cabral, em Santa Inês, o primeiro denunciado, Leandro Santos Rodrigues de Jesus conduzia um veículo Saveiro, na companhia do segundo denunciado, Danillo Cutrim Lima, que portava arma de fogo. Os dois estavam de planos a matarem um homem identificado como Raimundo Warlison de Sousa Félix. Dessa forma, Leandro efetuou a aproximação para que o segundo denunciado, portando arma de fogo em praça pública onde havia diversas crianças brincando, disparasse diversas vezes contra a vítima.

De acordo com a denúncia, ao fazer isso, Danillo assumiu o risco de acertar terceiros que ali se encontravam. Ato contínuo, ao efetuar os disparos contra Raimundo, ele errou todos. Entretanto, alguns tiros acertaram duas crianças que ali estavam. Os meninos não resistiram e faleceram em decorrência dos disparos. Danillo acertou, ainda, a vítima de nome Flávio, que teve a sua mão direita atingida por uma bala. Em seguida, os denunciados percebendo que atingiram pessoas diferentes fugiram do local. Os populares que presenciaram os fatos noticiaram os crimes através de WhatsApp, chegando as notícias até a polícia.

JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS

Quando foram presos, apenas Leandro Santos Rodrigues de Jesus foi interrogado, o qual afirmou para a polícia que acionou o segundo denunciado para fazer “justiça com as próprias mãos”, em razão da vítima Raimundo Warlison de Sousa Félix ter roubado a sua residência. Durante o julgamento, trabalharam os advogados Adriano Wagner Araújo Cunha, Iracilda Syntia Ferreira Pereira e Silvestre Rodrigues Conrado Júnior, na defesa dos réus. Na acusação, atuou o promotor Moisés Caldeira Brant. Presente, por meio de videoconferência, apenas no momento de seu interrogatório, o acusado Leandro Santos. Já o réu Danillo Cutrim estava ausente.

EQUIPE QUE TRABALHOU NA SESSÃO

Conforme o juiz, foram realizadas neste ano na unidade judicial 17 sessões do Tribunal do Júri. “Após a pandemia e retorno dos trabalhos presenciais, a partir de maio de 2021, foram realizadas 27 sessões do tribunal do júri, dado importante que demonstra a atenção e a celeridade necessária do Poder Judiciário na resposta a sociedade dos crimes mais graves prevaricados que são os delitos contra a vida”, destacou o magistrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário