quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Transporte Público é tema de debate em painel realizado pela Câmara de São Luís

 


A Câmara de Vereadores de São Luís realizou ontem (20), por proposição do vereador Marcelo Poeta (PCdoB), um Painel sobre o Transporte Público de São Luís, para discutir parcerias e o fortalecimento de ações que sanem problemas antigos de infraestrutura e mobilidade do transporte público. Foram convidados para o debate, representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), e do Sindicato dos Usuários de Transporte Coletivo de São Luís; além dos vereadores da referida casa legislativa.

O vereador Marcelo Poeta acredita que a construção de debates positivos, com todas as instâncias de poderes, é essencial para a melhoria constante dos serviços prestados à sociedade; neste caso, em especial, do Transporte Público. “Tenho uma vivência diária com pessoas que utilizam o transporte público, e que relatam problemas diários existentes no setor, não só em relação aos coletivos, mas com as vias públicas, que prejudicam a mobilidade dos cidadãos”, comenta.

A qualidade do transporte na grande Ilha, e sua constante evolução, é uma responsabilidade que deve ser compartilhada pela Prefeitura de São Luís, Governo do Estado, concessionárias de transporte coletivo contratadas por meio de licitação para operar o sistema, além de sindicados e outros organismos ligados à gestão do transporte. Essa é a visão do vereador, proponente do painel, e que conduziu a mesa de discussões na tarde de ontem, no plenário da Câmara.

Marcelo Poeta diz que entende a posição das empresas de transporte, que lutaram pelo contrato e investiram muito dinheiro para gerir o atual sistema; mas diz que é fundamental neste momento uma revisão contratual por parte da Prefeitura de São Luís. Diz também ser necessária uma maior integração da SMTT com a comunidade, no sentido de fiscalizar de forma mais eficaz todo o sistema de transporte, e ainda a criação do Expresso Universitário, para atender os usuários/estudantes que terminam suas aulas por volta das 22h (10 horas da noite).

“Sei que a situação econômica hoje é complicada, mas a população não pode continuar sendo penalizada, com veículos deteriorados, vias sem sinalização ou pavimentação adequada, ou mesmo sem qualquer pavimentação; bairros com apenas um coletivo atendendo a comunidade, e casos de povoados sem qualquer assistência do município na área de transporte público”, ressalta o vereador, assinalando que este é um serviço essencial devido à população, é que a situação econômica das empresas ou qualquer tipo de problema enfrentado pelo gestor público não pode comprometer o seu funcionamento.

Rosana da Saúde (PV), Fátima Araújo (PCdoB) e Charles dos Carrinhos (PRTB) contribuíram com o debate, destacando problemas diários vividos pelas comunidades de São Luís, e pedindo atenção maior do poder público para estas questões. Também participaram do painel, o ex-secretário da SMTT, Claudio Ribeiro; o presidente do Sindicato dos Usuários de Transporte Coletivo de São Luís, Paulo Henrique da Silva; o Superintendente da SMTT, Paulo Andrade; e ainda o diretor executivo do SET, Paulo Renato Pires, que apresentou um Relatório do Transporte Público de Passageiros de São Luís, com detalhamento da problemática vivida nos últimos anos pelas empresas.

Ao final do debate, o vereador Marcelo Poeta falou da importância da criação de um Conselho representativo de todos os órgãos e instituições ligadas ao Transporte Público, para estudar e planejar melhor a evolução do sistema, garantindo a participação efetiva de todos os envolvidos. “O debate foi muito positivo, pois tanto a SMTT quanto o SET entendem que há uma deficiência no sistema; e percebo que há vontade, por parte de ambos, de que esse problema seja resolvido. A SMTT está concluindo um levantamento do transporte público, que deve chegar em breve em nossas mãos; e, desse painel, demos alguns encaminhamos que julgamos necessários, como forma de dar mais uma contribuição com a cidade de São Luís, que necessita de um transporte com mais qualidade”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário