quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Caps AD estadual oferece capacitação para dependentes químicos em tratamento

 


Pacientes em tratamento contra a dependência química no Centro de Atendimento Psicossocial estadual - Álcool e Drogas (Caps AD), em São Luís, estão tendo a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes e traçar um recomeço em suas vidas. Em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o Caps AD deu início às atividades da nova turma do curso de eletricidade básica residencial. O equipamento faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrado pelo Instituto Invisa. 

A iniciativa visa contribuir para a reinserção social e o ingresso ou reingresso dos pacientes no mercado de trabalho. “É uma oportunidade de trabalho, dignidade e renda para essas pessoas que, em grande parte, se encontravam em situação de vulnerabilidade social antes de iniciar o tratamento”, destacou o diretor do Caps AD, Marcelo Soares. 

Com atividades teóricas e práticas e duração de 30 horas, o curso beneficia 15 pacientes, todos selecionados com base em critérios técnicos após avaliação pelo setor de terapia ocupacional da instituição. As aulas são ministradas pelo professor do curso técnico em eletrotécnica do IFMA, Fábio Henrique Sales, com o suporte e acompanhamento de estudantes da instituição federal que integram o projeto de extensão.  

Todos os alunos receberam camiseta/fardamento e um kit contendo materiais essenciais para o dia a dia em sala, tais como mochila, caderno, lapiseiras, canetas e borrachas, garrafa de água, entre outros, além dos acessórios técnicos, como multímetro e caneta teste.  As aulas, nesta primeira etapa, ocorrem nas dependências do Centro de Atenção Psicossocial, mas posteriormente a turma participa de oficinas práticas no próprio IFMA campus Monte Castelo, que fica no entorno do Caps AD. 

"Embora seja um curso de curta duração, os participantes saem certificados e aptos para atuar no mercado de trabalho com pequenos reparos e outros serviços básicos de eletricidade residencial. Além disso, podem prosseguir os estudos e ampliar seus conhecimentos em cursos mais avançados”, destacou o professor Fábio Henrique Sales. 

Esta é a segunda turma de capacitação profissional realizada pelo Caps AD, em conjunto com o IFMA. Além do IFMA e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), nos últimos anos o Caps AD promoveu cursos em parceria com outras instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Social do Comércio (Sesc), resultando na capacitação de mais de 700 pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário